Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Rotulagem: a perspetiva do consumidor

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Gomes_Ana_Rita_Verdasca.pdf487.28 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A temática da saúde e bem-estar das populações tem sido um tema em voga, desde a Obesidade ter sido proclamada a epidemia do século XXI, pela OMS. Portugal não é exceção e muito há a fazer para melhorar os hábitos alimentares dos portugueses. As escolhas alimentares são o início para a mudança de hábitos alimentares e prevenção de doenças/ patologias associadas. Posto isto, a rotulagem contida nos produtos alimentares é imperativa na decisão de compra de um alimento. A Indústria alimentar tem vindo a acompanhar as tendências alimentares da população portuguesa, assim como a sua preocupação com a saúde e bem-estar do consumidor. A forma direta de comunicação entre a Indústria Alimentar e o consumidor é a rotulagem presente em todos os alimentos. Deste modo, é de suma importância perceber se a informação contida na rotulagem é compreendida pelo consumidor e, de que forma contribui para as escolhas alimentares. A Indústria Alimentar tem demonstrado cuidado ao informar o consumidor sobre diversas citações nutricionais, como a presença de alergénios, quantidade de gordura e até de açúcares dos alimentos. No entanto, considero fundamental perceber se essa informação é devidamente compreendida e se é um fator relevante para o consumidor. O Inquérito por questionário: Rotulagem, a perspetiva do consumidor é uma ferramenta pela qual pretendo perceber e avaliar qual a importância da rotulagem alimentar para o consumidor final, assim como qual o seu impacto nas escolhas alimentares da população. De igual forma, pretendo estimar se o consumidor final compreende a informação presente na rotulagem e se, de alguma forma, esta informação pesa na aquisição de produtos alimentares. A aplicação deste Inquérito por questionário é de administração direta, e em modalidade online (através da ferramenta SurveyMonkey e da Rede Social Facebook). No Inquérito por questionário todas as questões serão anónimas e confidenciais, alusão que estará presente no Inquérito. Considero a leitura e correta interpretação da rotulagem uma premissa para melhorar os hábitos alimentares, não só de consumidores com patologias associadas, mas para o consumidor em geral. Pretendo que este estudo seja uma mais-valia para os profissionais de saúde, para colegas nutricionistas e para a Indústria Alimentar.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Keywords

Rotulagem alimentar Consumidor final Escolhas alimentares

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue