Repository logo
 
Publication

A atitude do educador face à promoção e exploração de materiais naturais em creche e jardim de infância

dc.contributor.advisorMatos, Maria Teresa de
dc.contributor.authorAlmeida, Cláudia Melissa Lobo de
dc.date.accessioned2020-08-31T09:42:29Z
dc.date.available2020-08-31T09:42:29Z
dc.date.issued2020-07
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação tem como objetivo descrever e refletir sobre as minhas intervenções ao longo da minha pática pedagógica, refletindo sempre de acordo com a pergunta “Como potenciar a exploração de materiais naturais em Creche e em Jardim de Infância?”, de onde partiu o tema de investigação “A Atitude do Educador face à Promoção e Exploração de Materiais Naturais em Creche e Jardim de Infância”. Durante este tempo de prática, foi possível observar as crianças a desenvolver diferentes tipos de atividade com diversos materiais naturais (pinhas, pedras, rolhas, frutos, legumes, etc.) em diferentes contextos, quer seja sala ou exterior, onde podiam interagir e brincar de forma mais livre e espontânea. Nos dias que correm, todas as novas instalações têm sido arquitetadas de acordo com as brincadeiras e os brinquedos das crianças, de forma a proteger as mesmas de riscos e quedas evidentes, bem como manter os espaços e os materiais o mais limpo e arrumado possível, em detrimento de explorações mais ricas e de garantir novas aprendizagens. Independentemente de todos estes constrangimentos, os mesmo podem ser minimizados se o educador de infância se encontrar consciencializado da importância de incluir o meio natural para o desenvolvimento da criança. Brincar na natureza permite desenvolver a capacidade criativa das crianças, pois sendo elementos não concebidos com uma intencionalidade pedagógica, elas criam histórias com estes trabalhando desta forma a sua imaginação e concentração, estimulando desta forma o seu desenvolvimento.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this research project is to describe my approaches through my pedagogical practice always according to the main theme “How to improve exploration of natural materials in kindergarten?”. During this study, it was possible to perceive that during this diverse type of activities with different natural material (pine cones, stones, corks, fruits, vegetables, etc.) in several contexts, whether indoor or outdoor, the children could interact and play more freely and spontaneously. At the present, all installations have been designed for the toddler’s activities and toys, in order to protect them from further risks and falls. All the spaces and materials as well are keep as clean and tidy as possible a disadvantage for richer explanations and new knowledge Regardless of all these restrictions, the kindergarten teacher can minimize them if is aware of the importance of including the natural environment for the child's development. Playing with nature allows the development of the creative capacity of children, since the elements are not conceived with pedagogical intent, they can use their imaginations and concentration to create stories ant therefore stimulate the creative development.en
dc.identifier.tid202579506
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/33237
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNaturezapt_PT
dc.subjectInteraçãopt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectAmbientept_PT
dc.subjectDesenvolvimento da criançapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectNatureen
dc.subjectInteractionen
dc.subjectPlayen
dc.subjectEnvironmenten
dc.subjectChild developmenten
dc.subjectLearningen
dc.titleA atitude do educador face à promoção e exploração de materiais naturais em creche e jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Claudia Almeida 30.7.2020.pdf
Size:
3.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format