Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A atitude do educador face à promoção e exploração de materiais naturais em creche e jardim de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Claudia Almeida 30.7.2020.pdf3.12 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho de investigação tem como objetivo descrever e refletir sobre as minhas intervenções ao longo da minha pática pedagógica, refletindo sempre de acordo com a pergunta “Como potenciar a exploração de materiais naturais em Creche e em Jardim de Infância?”, de onde partiu o tema de investigação “A Atitude do Educador face à Promoção e Exploração de Materiais Naturais em Creche e Jardim de Infância”. Durante este tempo de prática, foi possível observar as crianças a desenvolver diferentes tipos de atividade com diversos materiais naturais (pinhas, pedras, rolhas, frutos, legumes, etc.) em diferentes contextos, quer seja sala ou exterior, onde podiam interagir e brincar de forma mais livre e espontânea. Nos dias que correm, todas as novas instalações têm sido arquitetadas de acordo com as brincadeiras e os brinquedos das crianças, de forma a proteger as mesmas de riscos e quedas evidentes, bem como manter os espaços e os materiais o mais limpo e arrumado possível, em detrimento de explorações mais ricas e de garantir novas aprendizagens. Independentemente de todos estes constrangimentos, os mesmo podem ser minimizados se o educador de infância se encontrar consciencializado da importância de incluir o meio natural para o desenvolvimento da criança. Brincar na natureza permite desenvolver a capacidade criativa das crianças, pois sendo elementos não concebidos com uma intencionalidade pedagógica, elas criam histórias com estes trabalhando desta forma a sua imaginação e concentração, estimulando desta forma o seu desenvolvimento.
The purpose of this research project is to describe my approaches through my pedagogical practice always according to the main theme “How to improve exploration of natural materials in kindergarten?”. During this study, it was possible to perceive that during this diverse type of activities with different natural material (pine cones, stones, corks, fruits, vegetables, etc.) in several contexts, whether indoor or outdoor, the children could interact and play more freely and spontaneously. At the present, all installations have been designed for the toddler’s activities and toys, in order to protect them from further risks and falls. All the spaces and materials as well are keep as clean and tidy as possible a disadvantage for richer explanations and new knowledge Regardless of all these restrictions, the kindergarten teacher can minimize them if is aware of the importance of including the natural environment for the child's development. Playing with nature allows the development of the creative capacity of children, since the elements are not conceived with pedagogical intent, they can use their imaginations and concentration to create stories ant therefore stimulate the creative development.

Description

Keywords

Natureza Interação Brincar Ambiente Desenvolvimento da criança Aprendizagem Nature Interaction Play Environment Child development Learning

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue