Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorVale, Paulo
dc.contributor.authorCorreia, Raquel
dc.date.accessioned2016-03-14T20:12:18Z
dc.date.available2016-03-14T20:12:18Z
dc.date.issued2015-04-30
dc.description.abstractOs comportamentos das crianças, actualmente, são influenciados por uma crescente informação proveniente de diversas fontes, através do avanço das tecnologias. Isto traduz-se em novas e múltiplas escolhas que, de certa forma, têm consequências na autor-regulação das mesmas. Na abordagem desta temática foi utilizada uma investigação do tipo qualitativo combinada com uma metodologia de trabalho de projecto, que permite a observação das competências autorreguladoras das crianças no seu ambiente escolar. A escolha desta temática para a minha investigação prende-se com o facto de, como educadora, pretender contribuir para que as crianças se desenvolvam no sentido da autonomia e que sejam capazes de autorregular as suas aprendizagens e comportamentos. A necessidade da correcta gestão de comportamentos, dentro da sala onde estagiei, também está na origem do tema. No enquadramento teórico foram citados diferentes autores tais como: Mogilka, Nucci & Smetana, Eric Weil, Zimmerman, Vasconcelos, Rosário, Killpatrick entre outros, que se debruçam sobre as questões da autonomia, da autorregulação e da metodologia de trabalho de projecto, que sustentam as conclusões que retiro deste estudo. A metodologia de trabalho de projeto revela-se como potencializadora na autor-regulação das crianças e, se o desenvolvimento da autonomia em idades pré-escolares for bem acompanhado e devidamente incentivado, pode contribuir para o interesse na procura e exploração de novas aprendizagens por parte das mesmas.pt_PT
dc.identifier.tid201056976pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12308
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectAutorregulaçãopt_PT
dc.subjectComportamento da criançapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectMetodologia de trabalho de projetopt_PT
dc.titleDesenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Prática de Ensino Supervisionadopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CORREIA Raquel 2015.pdf
Size:
1.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: