Publication
Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar.
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vale, Paulo | |
dc.contributor.author | Correia, Raquel | |
dc.date.accessioned | 2016-03-14T20:12:18Z | |
dc.date.available | 2016-03-14T20:12:18Z | |
dc.date.issued | 2015-04-30 | |
dc.description.abstract | Os comportamentos das crianças, actualmente, são influenciados por uma crescente informação proveniente de diversas fontes, através do avanço das tecnologias. Isto traduz-se em novas e múltiplas escolhas que, de certa forma, têm consequências na autor-regulação das mesmas. Na abordagem desta temática foi utilizada uma investigação do tipo qualitativo combinada com uma metodologia de trabalho de projecto, que permite a observação das competências autorreguladoras das crianças no seu ambiente escolar. A escolha desta temática para a minha investigação prende-se com o facto de, como educadora, pretender contribuir para que as crianças se desenvolvam no sentido da autonomia e que sejam capazes de autorregular as suas aprendizagens e comportamentos. A necessidade da correcta gestão de comportamentos, dentro da sala onde estagiei, também está na origem do tema. No enquadramento teórico foram citados diferentes autores tais como: Mogilka, Nucci & Smetana, Eric Weil, Zimmerman, Vasconcelos, Rosário, Killpatrick entre outros, que se debruçam sobre as questões da autonomia, da autorregulação e da metodologia de trabalho de projecto, que sustentam as conclusões que retiro deste estudo. A metodologia de trabalho de projeto revela-se como potencializadora na autor-regulação das crianças e, se o desenvolvimento da autonomia em idades pré-escolares for bem acompanhado e devidamente incentivado, pode contribuir para o interesse na procura e exploração de novas aprendizagens por parte das mesmas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201056976 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12308 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Autorregulação | pt_PT |
dc.subject | Comportamento da criança | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Autonomia | pt_PT |
dc.subject | Metodologia de trabalho de projeto | pt_PT |
dc.title | Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar. | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Prática de Ensino Supervisionado | pt_PT |