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- Como estimular a capacidade de concentração em crianças de 5/6 anos?Publication . Sarmento, Maria; Meireles, MariaO presente relatório insere-se no âmbito da Área Científica da Prática do Ensino Supervisionado (PES), do mestrado em Educação Pré-escolar, na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. Este surge como reflexão do percurso da prática pedagógica, realizada em contexto de Jardim de Infância. O estudo emergiu da minha preocupação em compreender como se pode ajudar as crianças a estimular a sua capacidade de concentração. Assim sendo, tem como objectivo reflectir sobre as causas da falta de concentração/atenção, mas também compreender algumas estratégias e atitudes a utilizar no desenvolvimento da capacidade de concentração e atenção das crianças, proporcionando um espaço e ambiente harmonioso e equilibrado de aprendizagem. Esta investigação foi executada no ano lectivo de 2011/2012, numa instituição pública, com um grupo constituído por 20 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos. A metodologia utilizada nesta investigação é qualitativa e os dados foram recolhidos através de observação registada em notas de campo. Os dados analisados e fundamentados em alguns autores de referência, tais como Brazelton, T. B. & Sparrow, J. D. (2004); Hohmann, M., & Weikart, D. (1989); Sprinthall, Norman A. & Srinthall, Richard C. (1993) e Sousa Fernandes, P. (2004), apontam para uma forte relação do espaço e ambiente envolvente, como um dos principais factores para a promoção da concentração e motivação para a aprendizagem, bem como o papel do adulto, as suas atitudes e a consciência do seu papel como promotor da motivação para a concentração e aprendizagem.
- Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar.Publication . Correia, Raquel; Vale, PauloOs comportamentos das crianças, actualmente, são influenciados por uma crescente informação proveniente de diversas fontes, através do avanço das tecnologias. Isto traduz-se em novas e múltiplas escolhas que, de certa forma, têm consequências na autor-regulação das mesmas. Na abordagem desta temática foi utilizada uma investigação do tipo qualitativo combinada com uma metodologia de trabalho de projecto, que permite a observação das competências autorreguladoras das crianças no seu ambiente escolar. A escolha desta temática para a minha investigação prende-se com o facto de, como educadora, pretender contribuir para que as crianças se desenvolvam no sentido da autonomia e que sejam capazes de autorregular as suas aprendizagens e comportamentos. A necessidade da correcta gestão de comportamentos, dentro da sala onde estagiei, também está na origem do tema. No enquadramento teórico foram citados diferentes autores tais como: Mogilka, Nucci & Smetana, Eric Weil, Zimmerman, Vasconcelos, Rosário, Killpatrick entre outros, que se debruçam sobre as questões da autonomia, da autorregulação e da metodologia de trabalho de projecto, que sustentam as conclusões que retiro deste estudo. A metodologia de trabalho de projeto revela-se como potencializadora na autor-regulação das crianças e, se o desenvolvimento da autonomia em idades pré-escolares for bem acompanhado e devidamente incentivado, pode contribuir para o interesse na procura e exploração de novas aprendizagens por parte das mesmas.
- A relação entre a expressão plástica e o desenvolvimento da motricidade finaPublication . Paiva, Sara; Gomes, Elisabete
- Precision Measurement of the Proton Flux in Primary Cosmic Rays from Rigidity 1 GV to 1.8 TV with the Alpha Magnetic Spectrometer on the International Space StationPublication . AMS collaboration (296 authors); Arruda, L.; Barao, F.; Nunes, P.; Orcinha, M.; Pereira, R.A precise measurement of the proton flux in primary cosmic rays with rigidity (momentum/charge) from 1 GV to 1.8 TV is presented based on 300 million events. Knowledge of the rigidity dependence of the proton flux is important in understanding the origin, acceleration, and propagation of cosmic rays. We present the detailed variation with rigidity of the flux spectral index for the first time. The spectral index progressively hardens at high rigidities.
- Measurement of the cross section ratio $\sigma_\mathrm{t \bar{t} b \bar{b}} / \sigma_\mathrm{t \bar{t} jj }$ in pp collisions at $\sqrt{s}$ = 8 TeVPublication . CMS collaboration (2148 authors); Hollar, Jonathan; Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Faccioli, Pietro; Ferreira Parracho, Pedro Guilherme; Gallinaro, Michele; Nguyen, Federico; Rodrigues Antunes, Joao; Seixas, Joao; Varela, Joao; Vischia, Pietro; Lloret Iglesias, Lara; David Tinoco Mendes, Andre; Musella, Pasquale; Silva, Pedro; Pela, Joao; Leonardo, NunoThe first measurement of the cross section ratio $\sigma_\mathrm{ t \bar{t} b \bar{b}} / \sigma_\mathrm{ t \bar{t} jj }$ is presented using a data sample corresponding to an integrated luminosity of 19.6 fb$^{-1}$ collected in pp collisions at $\sqrt{s}$ = 8 TeV with the CMS detector at the LHC. Events with two leptons ($\mathrm{e}$ or $\mu$) and four reconstructed jets, including two identified as b quark jets, in the final state are selected. The ratio is determined for a minimum jet transverse momentum $p_\mathrm{T}$ of both 20 and 40 GeV/$c$. The measured ratio is 0.022 $\pm$ 0.003 (stat) $\pm$ 0.005 (syst) for $p_\mathrm{T}$ greater than 20 GeV/$c$. The absolute cross sections $\sigma_\mathrm{ t \bar{t} b \bar{b}}$ and $\sigma_\mathrm{ t \bar{t} jj }$ are also measured. The measured ratio for $p_\mathrm{T}$ greater than 40 GeV/$c$ is compatible with a theoretical quantum chromodynamics calculation at next-to-leading order.