Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Como estimular a capacidade de concentração em crianças de 5/6 anos?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
SARMENTO Maria 2015.pdf1.03 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório insere-se no âmbito da Área Científica da Prática do Ensino Supervisionado (PES), do mestrado em Educação Pré-escolar, na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. Este surge como reflexão do percurso da prática pedagógica, realizada em contexto de Jardim de Infância. O estudo emergiu da minha preocupação em compreender como se pode ajudar as crianças a estimular a sua capacidade de concentração. Assim sendo, tem como objectivo reflectir sobre as causas da falta de concentração/atenção, mas também compreender algumas estratégias e atitudes a utilizar no desenvolvimento da capacidade de concentração e atenção das crianças, proporcionando um espaço e ambiente harmonioso e equilibrado de aprendizagem. Esta investigação foi executada no ano lectivo de 2011/2012, numa instituição pública, com um grupo constituído por 20 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos. A metodologia utilizada nesta investigação é qualitativa e os dados foram recolhidos através de observação registada em notas de campo. Os dados analisados e fundamentados em alguns autores de referência, tais como Brazelton, T. B. & Sparrow, J. D. (2004); Hohmann, M., & Weikart, D. (1989); Sprinthall, Norman A. & Srinthall, Richard C. (1993) e Sousa Fernandes, P. (2004), apontam para uma forte relação do espaço e ambiente envolvente, como um dos principais factores para a promoção da concentração e motivação para a aprendizagem, bem como o papel do adulto, as suas atitudes e a consciência do seu papel como promotor da motivação para a concentração e aprendizagem.

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar Atenção Concentração Ambiente educativo

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License