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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório insere-se no âmbito da Área Científica da Prática do Ensino
Supervisionado (PES), do mestrado em Educação Pré-escolar, na Escola Superior de
Educadores de Infância Maria Ulrich. Este surge como reflexão do percurso da prática
pedagógica, realizada em contexto de Jardim de Infância.
O estudo emergiu da minha preocupação em compreender como se pode ajudar as
crianças a estimular a sua capacidade de concentração. Assim sendo, tem como objectivo
reflectir sobre as causas da falta de concentração/atenção, mas também compreender
algumas estratégias e atitudes a utilizar no desenvolvimento da capacidade de concentração
e atenção das crianças, proporcionando um espaço e ambiente harmonioso e equilibrado de
aprendizagem.
Esta investigação foi executada no ano lectivo de 2011/2012, numa instituição pública,
com um grupo constituído por 20 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos.
A metodologia utilizada nesta investigação é qualitativa e os dados foram recolhidos
através de observação registada em notas de campo.
Os dados analisados e fundamentados em alguns autores de referência, tais como
Brazelton, T. B. & Sparrow, J. D. (2004); Hohmann, M., & Weikart, D. (1989); Sprinthall,
Norman A. & Srinthall, Richard C. (1993) e Sousa Fernandes, P. (2004), apontam para uma
forte relação do espaço e ambiente envolvente, como um dos principais factores para a
promoção da concentração e motivação para a aprendizagem, bem como o papel do adulto,
as suas atitudes e a consciência do seu papel como promotor da motivação para a
concentração e aprendizagem.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Atenção Concentração Ambiente educativo