Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O estudo de aula como processo formativo de futuros/as professores/as

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
LivrodeAtas_SPP_2024_108_113.pdf460.12 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta comunicação tem como propósito apresentar uma prática pedagógica desenvolvida no âmbito da formação inicial de professores do ensino básico, que se baseou na realização de um estudo de aula, enquanto processo formativo, com vista ao aprofundamento do desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) dos/das futuros/as professores/as. Esta prática envolveu docentes e futuros professores num trabalho colaborativo de planificação, observação e reflexão sobre as aulas planificadas (designadas por aulas de investigação). A análise dos dados recolhidos evidencia que as diferentes etapas do estudo de aula contribuíram para o aprofundamento do PCK dos/das futuros/as professores/as, no que respeita à antecipação das dificuldades dos alunos e de estratégias de resolução; às ações do professor para auxiliar os alunos a ultrapassar as dificuldades, ao uso de estratégias de ensino associadas a uma abordagem exploratória e aos modos de preparar e orientar uma discussão coletiva. Além disso foram identificados alguns desafios inerentes a todo o processo formativo e sobre os quais é necessário refletir no sentido de os ultrapassar nos estudos de aula a realizar futuramente.

Description

Keywords

Estudo de aula Formação de professores/as Matemática

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue