Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
460.12 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta comunicação tem como propósito apresentar uma prática pedagógica desenvolvida no
âmbito da formação inicial de professores do ensino básico, que se baseou na realização de
um estudo de aula, enquanto processo formativo, com vista ao aprofundamento do
desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) dos/das futuros/as
professores/as. Esta prática envolveu docentes e futuros professores num trabalho
colaborativo de planificação, observação e reflexão sobre as aulas planificadas (designadas
por aulas de investigação). A análise dos dados recolhidos evidencia que as diferentes etapas
do estudo de aula contribuíram para o aprofundamento do PCK dos/das futuros/as
professores/as, no que respeita à antecipação das dificuldades dos alunos e de estratégias de
resolução; às ações do professor para auxiliar os alunos a ultrapassar as dificuldades, ao uso
de estratégias de ensino associadas a uma abordagem exploratória e aos modos de preparar e
orientar uma discussão coletiva. Além disso foram identificados alguns desafios inerentes a
todo o processo formativo e sobre os quais é necessário refletir no sentido de os ultrapassar
nos estudos de aula a realizar futuramente.
Description
Keywords
Estudo de aula Formação de professores/as Matemática