Repository logo
 
Publication

A intervenção do supervisor escolar com professores frente ao processo de inclusão no ensino médio de alunos com necessidades educativas especiais

dc.contributor.advisorCoelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
dc.contributor.authorCastro, Rita de Cássia Lima Lopes
dc.date.accessioned2022-08-01T09:09:26Z
dc.date.available2022-08-01T09:09:26Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEste estudo centra-se aplicação de um plano de formação inicial e continuada a um grupo de professores do Ensino Médio, orientado pela ação do supervisor pedagógico assim como estabelece a Lei de Diretrizes e Base da Educação n° 9.394/96, no Título VI, artigo n° 63 e mais especificamente inciso III. O trabalho tem como objetivo identificar o papel do supervisor face às ações pedagógicas do professor do ensino médio diante do trabalho com alunos que apresentam necessidades educativas especiais, buscando alternativas para uma ação supervisora e mediadora de qualidade, favorecendo o processo de inclusão. A metodologia de recolha de dados e planejamento deste estudo tiveram como ponto de partida a realização de um Focus Group, realizado com 24 professores do ensino médio da escola estudada, através do qual foi feito o levantamento das principais necessidades formativas diante do processo inclusivo na escola. Com base nas necessidades identificadas foi planejada uma formação inicial e continuada com aplicação durante 8 (oito) meses, sendo aplicado questionário semiestruturado para avaliação do processo formativo frente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino médio. A pesquisa apontou a necessidade de organização de um itinerário formativo continuado de forma anual, abordando as necessidades educativas e inclusivas de acordo com a entrada de novos alunos (matrículas) e o levantamento realizado a cada ano letivo e organização de ebook com informações e orientações básicas para o trabalho inclusivo.pt_PT
dc.identifier.tid203007182pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41508
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFormação Reflexivapt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectAção do Supervisorpt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.titleA intervenção do supervisor escolar com professores frente ao processo de inclusão no ensino médio de alunos com necessidades educativas especiaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RITA_CASTRO.pdf
Size:
10.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: