Publication
A intervenção do supervisor escolar com professores frente ao processo de inclusão no ensino médio de alunos com necessidades educativas especiais
dc.contributor.advisor | Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- | |
dc.contributor.author | Castro, Rita de Cássia Lima Lopes | |
dc.date.accessioned | 2022-08-01T09:09:26Z | |
dc.date.available | 2022-08-01T09:09:26Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Este estudo centra-se aplicação de um plano de formação inicial e continuada a um grupo de professores do Ensino Médio, orientado pela ação do supervisor pedagógico assim como estabelece a Lei de Diretrizes e Base da Educação n° 9.394/96, no Título VI, artigo n° 63 e mais especificamente inciso III. O trabalho tem como objetivo identificar o papel do supervisor face às ações pedagógicas do professor do ensino médio diante do trabalho com alunos que apresentam necessidades educativas especiais, buscando alternativas para uma ação supervisora e mediadora de qualidade, favorecendo o processo de inclusão. A metodologia de recolha de dados e planejamento deste estudo tiveram como ponto de partida a realização de um Focus Group, realizado com 24 professores do ensino médio da escola estudada, através do qual foi feito o levantamento das principais necessidades formativas diante do processo inclusivo na escola. Com base nas necessidades identificadas foi planejada uma formação inicial e continuada com aplicação durante 8 (oito) meses, sendo aplicado questionário semiestruturado para avaliação do processo formativo frente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino médio. A pesquisa apontou a necessidade de organização de um itinerário formativo continuado de forma anual, abordando as necessidades educativas e inclusivas de acordo com a entrada de novos alunos (matrículas) e o levantamento realizado a cada ano letivo e organização de ebook com informações e orientações básicas para o trabalho inclusivo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203007182 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41508 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Formação Reflexiva | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Ação do Supervisor | pt_PT |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.title | A intervenção do supervisor escolar com professores frente ao processo de inclusão no ensino médio de alunos com necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |