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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo centra-se aplicação de um plano de formação inicial e continuada a
um grupo de professores do Ensino Médio, orientado pela ação do supervisor pedagógico
assim como estabelece a Lei de Diretrizes e Base da Educação n° 9.394/96, no Título VI,
artigo n° 63 e mais especificamente inciso III. O trabalho tem como objetivo identificar o
papel do supervisor face às ações pedagógicas do professor do ensino médio diante do
trabalho com alunos que apresentam necessidades educativas especiais, buscando
alternativas para uma ação supervisora e mediadora de qualidade, favorecendo o
processo de inclusão. A metodologia de recolha de dados e planejamento deste estudo
tiveram como ponto de partida a realização de um Focus Group, realizado com 24
professores do ensino médio da escola estudada, através do qual foi feito o levantamento
das principais necessidades formativas diante do processo inclusivo na escola. Com base
nas necessidades identificadas foi planejada uma formação inicial e continuada com
aplicação durante 8 (oito) meses, sendo aplicado questionário semiestruturado para
avaliação do processo formativo frente à inclusão de alunos com necessidades educativas
especiais no ensino médio. A pesquisa apontou a necessidade de organização de um
itinerário formativo continuado de forma anual, abordando as necessidades educativas
e inclusivas de acordo com a entrada de novos alunos (matrículas) e o levantamento
realizado a cada ano letivo e organização de ebook com informações e orientações básicas
para o trabalho inclusivo.
Description
Keywords
Formação Reflexiva Professores Ação do Supervisor Necessidades Educativas Especiais Inclusão