Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
757.74 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Na adolescência os comportamentos alimentares são muito importantes para o desenvolvimento, saúde e identidade. Identificar os fatores que influenciam a seleção e as preferências alimentares é crucial para o desenvolvimento de intervenções eficazes tendentes a melhorar a alimentação das crianças / adolescentes.
Os refeitórios escolares fornecem refeições nutricionalmente equilibradas, por isso deveriam ser locais de eleição para os jovens escolarizados fazerem a refeição do almoço. Em Portugal não se conhecem os fatores que contribuem para a adesão dos alunos aos refeitórios escolares.
Este trabalho pretende contribuir para um conhecimento mais aprofundado sobre os fatores, relacionados com a escola e com os alunos, que influenciam a adesão ao refeitório escolar e conhecer medidas estratégicas implementadas pelas escolas, para aumentar essa adesão.
Neste sentido foi desenhado um estudo observacional, descritivo e transversal com componente analítica. A amostra das escolas foi constituída por 384 escolas de Portugal Continental e a amostra dos alunos reuniu 768 alunos, do 2º, 3º ciclos e ensino secundário.
Os resultados revelaram uma média de adesão ao refeitório escolar de 42%. Observou-se existir associação entre a média de adesão e o ciclo de ensino (maior adesão no 2º ciclo), o facto de os alunos serem ou não subsidiados (maior adesão nos alunos não subsidiados), o tipo de gestão do refeitório escolar (maior adesão nos refeitórios de gestão direta), e ainda, a existência simultânea de bufete e refeitório abertos (maior adesão quando os horários não são coincidentes).
Face a estes resultados, pode-se concluir que menos de metade dos alunos almoçam na escola. Torna-se evidente a necessidade de efetuar estudos dirigidos para identificar estratégias que contribuam para o aumento da média de adesão aos refeitórios escolares, bem como estratégias que desmistifiquem a ideia de que uma alimentação saudável é sinónimo de alimentação pouco saborosa e pouco apelativa.
Description
Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
Keywords
Adesão ao refeitório escolar Tipo de gestão Bufete escolar Ciclo de ensino