Repository logo
 
Publication

Projeto de adaptação cultural da estratégia de comunicação digital para o mercado do médio oriente: estudo de caso Laskasas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Mafalda
dc.contributor.authorMeireles, Catarina Sofia Brandão
dc.date.accessioned2024-08-06T11:06:48Z
dc.date.available2024-08-06T11:06:48Z
dc.date.issued2024-07-18
dc.description.abstractNuma altura em que o mercado de design de interiores e mobiliário está a crescer exponencialmente nos países do Médio Oriente, é categórico diagnosticar a estratégia de comunicação digital das empresas destas indústrias para impactarem este mercado tal como as diferenças culturais entre a sociedade portuguesa e a sociedade árabe. Destacou-se que a Arábia Saudita e os EAU apresentam rápido crescimento, no setor de Design de Interiores. O mercado de mobiliário, segue tendências geográficas semelhantes ao do setor de design de interiores. Como tal, o presente estudo procura compreender o processo de adaptação cultural da estratégia de Comunicação Digital (CD) da Laskasas para o Médio Oriente (MO), através de um estudo de caso na empresa mencionada. Com o objetivo de dar resposta à questão deste projeto, foi primeiramente concretizada uma revisão da literatura focada nas temáticas de Marketing Global vs Marketing Glocal, Cultura, conceitos e dimensões e por último a Estratégia de Comunicação Digital em contexto internacional e o Desafio da adaptação vs estandardização da mesma. Tendo em conta tratar-se de um estudo de caso, a abordagem utilizada foi qualitativa, com recurso às técnicas de análise documental, netnográfica e ainda a realização de cinco entrevistas semiestruturadas em profundidade às pessoas da equipa de marketing internacional da Laskasas responsáveis pela planificação e execução da primeira campanha multicanal para o Médio Oriente. Em modo de conclusão, através da triangulação dos dados das entrevistas em conjunto com a análise documental e netnográfica realizada, foi possível observar-se que, apesar das diferenças culturais entre Portugal e os países do Médio Oriente e não obstante de ter sido a primeira campanha multicanal realizada pela equipa para este mercado os resultados da campanha foram, no geral, positivos e todos os canais apresentaram engagement acima do esperado.pt_PT
dc.identifier.tid203670647pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51497
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing Globalpt_PT
dc.subjectMarketing Glocalpt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.subjectComunicação digitalpt_PT
dc.subjectAdaptaçãopt_PT
dc.subjectEstandardizaçãopt_PT
dc.subjectMédio orientept_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.titleProjeto de adaptação cultural da estratégia de comunicação digital para o mercado do médio oriente: estudo de caso Laskasaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
catarina_meireles.pdf
Size:
1.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: