| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.38 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Numa altura em que o mercado de design de interiores e mobiliário está a crescer exponencialmente nos países do Médio Oriente, é categórico diagnosticar a estratégia de comunicação digital das empresas destas indústrias para impactarem este mercado tal como as diferenças culturais entre a sociedade portuguesa e a sociedade árabe. Destacou-se que a Arábia Saudita e os EAU apresentam rápido crescimento, no setor de Design de Interiores. O mercado de mobiliário, segue tendências geográficas semelhantes ao do setor de design de interiores. Como tal, o presente estudo procura compreender o processo de adaptação cultural da estratégia de Comunicação Digital (CD) da Laskasas para o Médio Oriente (MO), através de um estudo de caso na empresa mencionada.
Com o objetivo de dar resposta à questão deste projeto, foi primeiramente concretizada uma revisão da literatura focada nas temáticas de Marketing Global vs Marketing Glocal, Cultura, conceitos e dimensões e por último a Estratégia de Comunicação Digital em contexto internacional e o Desafio da adaptação vs estandardização da mesma. Tendo em conta tratar-se de um estudo de caso, a abordagem utilizada foi qualitativa, com recurso às técnicas de análise documental, netnográfica e ainda a realização de cinco entrevistas semiestruturadas em profundidade às pessoas da equipa de marketing internacional da Laskasas responsáveis pela planificação e execução da primeira campanha multicanal para o Médio Oriente.
Em modo de conclusão, através da triangulação dos dados das entrevistas em conjunto com a análise documental e netnográfica realizada, foi possível observar-se que, apesar das diferenças culturais entre Portugal e os países do Médio Oriente e não obstante de ter sido a primeira campanha multicanal realizada pela equipa para este mercado os resultados da campanha foram, no geral, positivos e todos os canais apresentaram engagement acima do esperado.
Description
Keywords
Marketing Global Marketing Glocal Cultura Estratégia Comunicação digital Adaptação Estandardização Médio oriente Estudo de caso
