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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Marketing e
Negócios Internacionais do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de
Coimbra, concretizado no Gabinete de Comunicação Institucional e Imagem do Instituto
Politécnico de Coimbra (IPC). Este gabinete desempenha um papel central na promoção e
gestão da comunicação da instituição, tanto internamente como externamente, alinhando-se
às necessidades de posicionamento competitivo do IPC no setor de ensino superior.
Durante o estágio, diversas atividades da área do marketing foram realizadas, destacando-se
ações específicas voltadas para a captação de novos estudantes e a construção de um estudo
direcionado à identificação dos fatores determinantes na escolha do IPC por parte dos novos
alunos desta instituição. O estudo foi aplicado aos alunos do 1º ano das licenciaturas, que
ingressaram pela primeira vez através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior
(CNA) no ano letivo de 2023-2024, visando identificar as motivações e preferências que
orientam esta escolha. O enquadramento teórico desse estudo assenta-se na literatura sobre
marketing educacional e comunicação institucional, que aborda a importância da
comunicação estratégica e a perceção da marca educacional como fatores-chave na decisão
dos estudantes.
A experiência de estágio permitiu a aplicação prática de conhecimentos adquiridos ao longo
do curso de mestrado, facilitando o desenvolvimento de novas competências em áreas
ligadas, nomeadamente ao uso de técnicas de comunicação estratégica para captar potenciais
estudantes. Esta prática contribuiu para a formação de uma visão integrada entre teoria e
prática, desenvolvendo habilidades essenciais para o mercado de trabalho no contexto de
marketing para instituições de ensino superior.
A estrutura do relatório organiza-se em quatro capítulos que conduzem o leitor por todas as
etapas do trabalho. O primeiro capítulo traz uma revisão de literatura aprofundada sobre
marketing no ensino superior e os fatores que foram identificados em estudos académicos
anteriores como sendo aqueles que influenciam a escolha deste género instituições. No
segundo capítulo, caracteriza-se o Instituto Politécnico de Coimbra, com ênfase nas suas
estratégias de captação e comunicação institucional. O terceiro capítulo descreve detalhadamente as atividades e responsabilidades desenvolvidas ao longo do estágio,
abrangendo a participação em eventos de captação, desenvolvimento de campanhas de
comunicação e aplicação de estudos de mercado. Por fim, o quarto capítulo apresenta e
discute os resultados do estudo desenvolvido com base nos capítulos anteriores e que
contribuem para o desenvolvimento de estratégias futuras de captação e posicionamento do
IPC.
Description
Keywords
Marketing educacional Captação de estudantes Comunicação institucional Branding académico Instituições de ensino superior