Repository logo
 
Publication

A cultura organizacional como gatilho da motivação e satisfação do trabalho

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorBrito, Sílvio Manuel da Rocha
dc.contributor.authorLobo, Vera Lúcia César Pereira
dc.date.accessioned2021-05-13T11:22:17Z
dc.date.available2021-05-13T11:22:17Z
dc.date.issued2020-10
dc.description.abstractConsiderando que os profissionais de saúde enfrentam diariamente uma série de situações complexas, cujas ações têm grande impacto na vida de outras pessoas, considerámos que um melhor conhecimento sobre os níveis de satisfação e motivação dos colaboradores de cinco organizações de saúde do Serviço Nacional de Saúde, bem como de que forma os valores organizacionais interferem com esses níveis, seria uma mais-valia para o conhecimento dessas áreas, sendo esses os temas e objetivos principais do presente trabalho. Os dados que serviram de suporte à investigação foram recolhidos através de inquérito por questionário dirigido aos colaboradores dessas organizações e o método de análise é predominantemente baseado em avaliação estatística. O inquérito é constituído por três escalas: cultura organizacional, motivação e satisfação profissional. A noção sobre a cultura das organizações permitiu-nos compreender o funcionamento das organizações. Através dessa análise, foram identificadas as práticas que constituem os pontos fortes e fracos com impacto na motivação/satisfação dos profissionais, de modo a desenvolver-se eventuais intervenções. Os resultados sugerem o seguinte: A cultura organizacional das organizações é homogénea, orientada para o utente, há sentido de equipa dentro dos serviços, e todos são orientados para o cumprimento de objetivos e missão comuns. O pragmatismo é importante nas decisões do dia a dia e existe uma capacidade de adaptação rápida às mudanças da conjuntura. A melhoria contínua é um valor importante nestas organizações. Os pontos fortes que têm impacto positivo na motivação/satisfação são: os colaboradores sentem orgulho por trabalhar na organização; há clima de cooperação nas equipas; boa comunicação dentro dos serviços; estabilidade em relação ao futuro profissional; bom relacionamento com outras instituições; gosto pela função; sentimento de respeito e apreço manifestado pelo público; compreensão geral dos objetivos e missão; possibilidade de desenvolver conhecimentos e competências, sentimento de autoestima pelas funções. Os principais problemas detetados são: a comunicação, cooperação, espírito de equipa entre serviços ineficiente; pouco incentivo à inovação; a falta de meios; distanciamento da A cultura organizacional como gatilho da motivação e satisfação do trabalho administração; pouco desenvolvimento das práticas que promovam o envolvimento afetivo dos RH com a organização, impossibilidade de participar na tomada de decisões estratégicas no hospital; reuniões de equipa ineficazes; a administração e chefias não fornecem feedback quando há bom desempenho. Sugerem-se medidas, que vão no sentido de aumentar o foco da gestão para os clientes internos.pt_PT
dc.identifier.tid202581764pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36485
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCultura organizacional no SNSpt_PT
dc.subjectMotivação profissionalpt_PT
dc.subjectSatisfação profissionalpt_PT
dc.subjectBoas práticas de GRH nos hospitaispt_PT
dc.titleA cultura organizacional como gatilho da motivação e satisfação do trabalhopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Tomar
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DISSERTAÇÃO 20out.pdf
Size:
1.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format