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A cultura organizacional como gatilho da motivação e satisfação do trabalho

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Considerando que os profissionais de saúde enfrentam diariamente uma série de situações complexas, cujas ações têm grande impacto na vida de outras pessoas, considerámos que um melhor conhecimento sobre os níveis de satisfação e motivação dos colaboradores de cinco organizações de saúde do Serviço Nacional de Saúde, bem como de que forma os valores organizacionais interferem com esses níveis, seria uma mais-valia para o conhecimento dessas áreas, sendo esses os temas e objetivos principais do presente trabalho. Os dados que serviram de suporte à investigação foram recolhidos através de inquérito por questionário dirigido aos colaboradores dessas organizações e o método de análise é predominantemente baseado em avaliação estatística. O inquérito é constituído por três escalas: cultura organizacional, motivação e satisfação profissional. A noção sobre a cultura das organizações permitiu-nos compreender o funcionamento das organizações. Através dessa análise, foram identificadas as práticas que constituem os pontos fortes e fracos com impacto na motivação/satisfação dos profissionais, de modo a desenvolver-se eventuais intervenções. Os resultados sugerem o seguinte: A cultura organizacional das organizações é homogénea, orientada para o utente, há sentido de equipa dentro dos serviços, e todos são orientados para o cumprimento de objetivos e missão comuns. O pragmatismo é importante nas decisões do dia a dia e existe uma capacidade de adaptação rápida às mudanças da conjuntura. A melhoria contínua é um valor importante nestas organizações. Os pontos fortes que têm impacto positivo na motivação/satisfação são: os colaboradores sentem orgulho por trabalhar na organização; há clima de cooperação nas equipas; boa comunicação dentro dos serviços; estabilidade em relação ao futuro profissional; bom relacionamento com outras instituições; gosto pela função; sentimento de respeito e apreço manifestado pelo público; compreensão geral dos objetivos e missão; possibilidade de desenvolver conhecimentos e competências, sentimento de autoestima pelas funções. Os principais problemas detetados são: a comunicação, cooperação, espírito de equipa entre serviços ineficiente; pouco incentivo à inovação; a falta de meios; distanciamento da A cultura organizacional como gatilho da motivação e satisfação do trabalho administração; pouco desenvolvimento das práticas que promovam o envolvimento afetivo dos RH com a organização, impossibilidade de participar na tomada de decisões estratégicas no hospital; reuniões de equipa ineficazes; a administração e chefias não fornecem feedback quando há bom desempenho. Sugerem-se medidas, que vão no sentido de aumentar o foco da gestão para os clientes internos.

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Cultura organizacional no SNS Motivação profissional Satisfação profissional Boas práticas de GRH nos hospitais

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