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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Considerando que os profissionais de saúde enfrentam diariamente uma série de situações
complexas, cujas ações têm grande impacto na vida de outras pessoas, considerámos que um
melhor conhecimento sobre os níveis de satisfação e motivação dos colaboradores de cinco
organizações de saúde do Serviço Nacional de Saúde, bem como de que forma os valores
organizacionais interferem com esses níveis, seria uma mais-valia para o conhecimento
dessas áreas, sendo esses os temas e objetivos principais do presente trabalho.
Os dados que serviram de suporte à investigação foram recolhidos através de inquérito por
questionário dirigido aos colaboradores dessas organizações e o método de análise é
predominantemente baseado em avaliação estatística.
O inquérito é constituído por três escalas: cultura organizacional, motivação e satisfação
profissional.
A noção sobre a cultura das organizações permitiu-nos compreender o funcionamento das
organizações. Através dessa análise, foram identificadas as práticas que constituem os
pontos fortes e fracos com impacto na motivação/satisfação dos profissionais, de modo a
desenvolver-se eventuais intervenções.
Os resultados sugerem o seguinte:
A cultura organizacional das organizações é homogénea, orientada para o utente, há sentido
de equipa dentro dos serviços, e todos são orientados para o cumprimento de objetivos e
missão comuns. O pragmatismo é importante nas decisões do dia a dia e existe uma
capacidade de adaptação rápida às mudanças da conjuntura. A melhoria contínua é um valor
importante nestas organizações.
Os pontos fortes que têm impacto positivo na motivação/satisfação são: os colaboradores
sentem orgulho por trabalhar na organização; há clima de cooperação nas equipas; boa
comunicação dentro dos serviços; estabilidade em relação ao futuro profissional; bom
relacionamento com outras instituições; gosto pela função; sentimento de respeito e apreço
manifestado pelo público; compreensão geral dos objetivos e missão; possibilidade de
desenvolver conhecimentos e competências, sentimento de autoestima pelas funções.
Os principais problemas detetados são: a comunicação, cooperação, espírito de equipa entre
serviços ineficiente; pouco incentivo à inovação; a falta de meios; distanciamento da
A cultura organizacional como gatilho da motivação e satisfação do trabalho
administração; pouco desenvolvimento das práticas que promovam o envolvimento afetivo
dos RH com a organização, impossibilidade de participar na tomada de decisões estratégicas
no hospital; reuniões de equipa ineficazes; a administração e chefias não fornecem feedback
quando há bom desempenho.
Sugerem-se medidas, que vão no sentido de aumentar o foco da gestão para os clientes
internos.
Description
Keywords
Cultura organizacional no SNS Motivação profissional Satisfação profissional Boas práticas de GRH nos hospitais