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O Lúdico como recurso para crianças com deficiência intelectual: a intencionalidade das práticas na educação infantil
dc.contributor.advisor | Chélinho, Joana Maria Rodrigues, 1980- | |
dc.contributor.author | Santos, Claúdia Nogueira dos | |
dc.date.accessioned | 2022-08-30T09:50:07Z | |
dc.date.available | 2022-08-30T09:50:07Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como temática a importância do lúdico como recurso para crianças com deficiência intelectual na Educação Infantil. Busca-se, com o estudo em questão, apresentar a intencionalidade da ação lúdica em sala de aula do ensino regular, a qual se torna uma prática essencial como estratégia de estímulo no processo de ensino e aprendizagem com crianças que apresentam deficiência intelectual, por fazer parte do contexto infantil. Também abordaremos a questão da educação inclusiva, por compreender que as crianças com deficiência têm, assim como os demais alunos, os mesmos direitos educacionais e sociais, pois é na interação que elas desenvolvem o seu potencial. Investigou-se a educação inclusiva e o uso do lúdico sob o olhar das professoras da educação infantil nas escolas UEB Elizabeth Fecury e da UEB Paulo Freire da rede municipal de ensino de São Luís - MA. Trata-se de um estudo de campo, com abordagem qualitativa e quantitativa, fornecendo dados constituídos através da entrevista semiestruturadas com professoras que atuam no ensino infantil, as quais reconhecem a relevância das atividades lúdicas na aplicação educativa com criança deficiente intelectual, mas que também, apontam a falta de estrutura e a ausência de uma qualificação adequada para efetivação da inclusão em sua totalidade. Os resultados da pesquisa evidenciam o uso da ludicidade em sala de aula regular como um processo essencial para o ensino e aprendizagem de alunos com ou sem deficiência intelectual, além da devida contribuição para o desenvolvimento social, físico e intelectual das crianças. Também indicam a necessidade de melhorias na estrutura física da escola e a promoção de uma qualificação profissional para atuarem com crianças com deficiência e fornecer um ensino de qualidade. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203055578 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41704 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Deficiência Intelectual | pt_PT |
dc.subject | Lúdico | pt_PT |
dc.title | O Lúdico como recurso para crianças com deficiência intelectual: a intencionalidade das práticas na educação infantil | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |