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Authors
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Abstract(s)
O presente estudo tem como temática a importância do lúdico como recurso
para crianças com deficiência intelectual na Educação Infantil. Busca-se, com o estudo
em questão, apresentar a intencionalidade da ação lúdica em sala de aula do ensino
regular, a qual se torna uma prática essencial como estratégia de estímulo no processo
de ensino e aprendizagem com crianças que apresentam deficiência intelectual, por
fazer parte do contexto infantil.
Também abordaremos a questão da educação inclusiva, por compreender que as
crianças com deficiência têm, assim como os demais alunos, os mesmos direitos
educacionais e sociais, pois é na interação que elas desenvolvem o seu potencial.
Investigou-se a educação inclusiva e o uso do lúdico sob o olhar das professoras da
educação infantil nas escolas UEB Elizabeth Fecury e da UEB Paulo Freire da rede
municipal de ensino de São Luís - MA.
Trata-se de um estudo de campo, com abordagem qualitativa e quantitativa, fornecendo
dados constituídos através da entrevista semiestruturadas com professoras que atuam
no ensino infantil, as quais reconhecem a relevância das atividades lúdicas na aplicação
educativa com criança deficiente intelectual, mas que também, apontam a falta de
estrutura e a ausência de uma qualificação adequada para efetivação da inclusão em sua
totalidade.
Os resultados da pesquisa evidenciam o uso da ludicidade em sala de aula regular como
um processo essencial para o ensino e aprendizagem de alunos com ou sem deficiência
intelectual, além da devida contribuição para o desenvolvimento social, físico e
intelectual das crianças. Também indicam a necessidade de melhorias na estrutura física
da escola e a promoção de uma qualificação profissional para atuarem com crianças
com deficiência e fornecer um ensino de qualidade.
Description
Keywords
Educação Inclusiva Deficiência Intelectual Lúdico