Publication
A reflexão: um caminho para a integração dos conteúdos matemáticos com os de outras áreas
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Maria | |
dc.contributor.author | Paulino, Rita | |
dc.date.accessioned | 2016-05-23T14:41:16Z | |
dc.date.available | 2016-05-23T14:41:16Z | |
dc.date.issued | 2016-04-06 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré – Escolar e Ensino do 1ºCEB e procura refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1ºCiclo do Ensino Básico realizada num colégio em Lisboa, numa turma de 1ºano. Já algum tempo que demonstro algum gosto pela área da Matemática e foi durante a PES e neste relatório que encontrei uma boa oportunidade para aprofundar conhecimentos nesta área. Foi então que surgiu o objeto deste estudo a promoção de aprendizagens através de atividades que integrem os conteúdos de matemática com os de outras áreas de conteúdo. Este estudo foca-se na análise das planificações realizadas durante o meu estágio, refletindo sobre as mesmas, enunciando aspetos a melhorar relacionados com os conteúdos analisados e com a sua integração nas atividades planeadas. A opção metodológica escolhida foi de carater qualitativo, visto ter como interesse aprofundar o conhecimento de uma dada realidade , os dados foram recolhidos através de uma a observação participante, registados nas reflexões feitas às planificações e, também através duma análise documental feita quer a documentos oficiais, quer aos projetos curriculares de sala.. Pode-se perceber que, no contexto desta recolha de dados, realmente é possível existir uma integração de conteúdos matemáticos com os de outras áreas e qual a importância da reflexão sobre a nossa prática possibilitando um olhar crítico, foco da promoção de profissionais reflexivos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201162792 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/13647 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Pensamento matemático | pt_PT |
dc.subject | Integração de conteúdos | pt_PT |
dc.subject | Reflexão sobre a ação | pt_PT |
dc.title | A reflexão: um caminho para a integração dos conteúdos matemáticos com os de outras áreas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich |