Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.03 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório Final foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré –
Escolar e Ensino do 1ºCEB e procura refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada
no 1ºCiclo do Ensino Básico realizada num colégio em Lisboa, numa turma de 1ºano.
Já algum tempo que demonstro algum gosto pela área da Matemática e foi durante a PES
e neste relatório que encontrei uma boa oportunidade para aprofundar conhecimentos
nesta área. Foi então que surgiu o objeto deste estudo a promoção de aprendizagens
através de atividades que integrem os conteúdos de matemática com os de outras áreas de
conteúdo.
Este estudo foca-se na análise das planificações realizadas durante o meu estágio,
refletindo sobre as mesmas, enunciando aspetos a melhorar relacionados com os
conteúdos analisados e com a sua integração nas atividades planeadas.
A opção metodológica escolhida foi de carater qualitativo, visto ter como interesse
aprofundar o conhecimento de uma dada realidade , os dados foram recolhidos através de
uma a observação participante, registados nas reflexões feitas às planificações e, também
através duma análise documental feita quer a documentos oficiais, quer aos projetos
curriculares de sala..
Pode-se perceber que, no contexto desta recolha de dados, realmente é possível existir
uma integração de conteúdos matemáticos com os de outras áreas e qual a importância da
reflexão sobre a nossa prática possibilitando um olhar crítico, foco da promoção de
profissionais reflexivos.
Description
Keywords
Ensino Básico Pensamento matemático Integração de conteúdos Reflexão sobre a ação