Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
47.23 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de estágio reporta sobre os trabalhos realizados em âmbito de estágio na empresa
Nautilus, cuja prática versou, sobretudo, sobre o desenho de equipamento profissional e organização de
espaços expositivos.
No final do estágio tivemos a oportunidade de desenvolver um projeto individual cujo tema incidiu
sobre os espaços exteriores nos jardins de infância. Considerando que esta é uma problemática em
muitas instituições, procuramos compreendê-la, interpretando o âmbito da questão e o seu sentido
pedagógico. O estudo foi desenvolvido no jardim de infância da Ribeira, jardim perto do nosso local de
residência e da empresa onde se realizou o estágio. Metodologicamente, este projeto inscreve-se no
paradigma interpretativo orientado por uma pesquisa qualitativa baseada na abordagem investigação ação. Para recolha de dados, foram realizadas observações e registos no local e uma entrevista a
profissionais. Este estudo permitiu compreender que, apesar da valorização generalizada que se atribui
aos espaços exteriores nos jardins de infância, estes são pouco dinamizados e organizados, sendo pouco
utilizados pelas crianças. Desta forma, procuramos compreender e assinalar a importância do espaço
exterior no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças, desenhando o projeto Hive,
procurando integrar o interior no exterior, para além das limitações atmosféricas.
Description
Keywords
Design Espaço exterior Infância Brincar Alma