Repository logo
 
Publication

A família compreensão como estratégia de metacognição, associada ao ensino explícito da compreensão na leitura no 2.º e 3.º ano do ensino básico

dc.contributor.advisorCosta, Ana Luísa
dc.contributor.authorCerqueira, Sónia Cristina Barata
dc.date.accessioned2016-12-14T15:58:50Z
dc.date.available2016-12-14T15:58:50Z
dc.date.issued2016-12
dc.date.submitted2016-12
dc.description.abstractO tema desta investigação insere-se na área do Português, relacionando-se com o ensino explícito da compreensão na leitura, associado a processos metacognitivos. Foram enunciadas como finalidades do estudo: verificar se a Família Compreensão: A família que te vai ajudar!, como uma estratégia de metacompreensão da leitura, ajudaria os alunos mais novos a desenvolver a sua compreensão leitora em textos narrativos e em textos expositivos; perceber quais são os processos cognitivos mobilizados (ou não) pelos leitores no momento da leitura; e compreender as facilidades e dificuldades dos participantes referentes às tipologias textuais em estudo. O quadro teórico de referência procura dar a conhecer o estudo que foi realizado em torno da temática e dos principais conceitos que sustentam as perspetivas teóricas defendidas a respeito da leitura. Metodologicamente, esta investigação é caracterizada como uma investigação-ação, visando compreender e alterar as fragilidades encontradas no contexto. Para dar resposta aos objetivos enunciados, a adaptação da Família Compreensão, os guiões de compreensão leitora e os questionários aplicados fazem parte dos instrumentos de recolha de dados Os resultados obtidos através da análise de respostas dos alunos permitiram a determinação de conclusões relevantes para o ensino da leitura, como a aplicabilidade da Família Compreensão com alunos de 2.º e 3.º ano, devido à constatação de melhorias significativas na compreensão leitora dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractThe theme of this research is inserted in the Portuguese subject, relating to the explicit teaching of reading comprehension, associated a metacognitive processes. Were listed as objectives: to verify if the Família Compreensão: A família que te vai ajudar!!, as a reading process management strategy, help younger students to develop their reading comprehension in narrative texts and expository texts; realize what are the mobilized cognitive processes (or not) by the readers at the time of reading; and understand the advantages and difficulties of the participants in these types of text. The theoretical framework seeks to present the study that was conducted around the theme and the main concepts underpinning the theoretical perspectives defended about reading. Methodologically, this research is characterized as an action-research, to understand and change the weaknesses found in the context. To meet the stated goals, the adaptation of the Família Compreensão, scriptwriters reading comprehension and questionnaires are part of the data collection tools The results obtained by the students' responses analysis, allowed determination of conclusions, relevant to the teaching of reading, such as the applicability of the Família Compreensão with students of 2nd and 3rd year, due to the finding of significant improvements in reading comprehension of students.en
dc.identifier.tid201604949
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/16779
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectCompreensão leitorapt_PT
dc.subjectEnsino explícito da compreensãopt_PT
dc.subjectEstratégias cognitivaspt_PT
dc.subjectFamília compreensãopt_PT
dc.subjectReadingen
dc.subjectReading comprehensionen
dc.subjectExplicit teaching of comprehensionen
dc.subjectMetacognitive strategiesen
dc.subjectFamilia compreensãopt_PT
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleA família compreensão como estratégia de metacognição, associada ao ensino explícito da compreensão na leitura no 2.º e 3.º ano do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 51
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório do Projeto de Investigação FINAL - Sónia Cerqueira.dezembro.2016.pdf
Size:
5.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Conteúdo do envelope - Família Compreensão.docx
Size:
5.15 MB
Format:
Microsoft Word XML
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1.jpg
Size:
1 MB
Format:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2.jpg
Size:
439.09 KB
Format:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1.jpg
Size:
908.77 KB
Format:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: