Publication
A família compreensão como estratégia de metacognição, associada ao ensino explícito da compreensão na leitura no 2.º e 3.º ano do ensino básico
dc.contributor.advisor | Costa, Ana Luísa | |
dc.contributor.author | Cerqueira, Sónia Cristina Barata | |
dc.date.accessioned | 2016-12-14T15:58:50Z | |
dc.date.available | 2016-12-14T15:58:50Z | |
dc.date.issued | 2016-12 | |
dc.date.submitted | 2016-12 | |
dc.description.abstract | O tema desta investigação insere-se na área do Português, relacionando-se com o ensino explícito da compreensão na leitura, associado a processos metacognitivos. Foram enunciadas como finalidades do estudo: verificar se a Família Compreensão: A família que te vai ajudar!, como uma estratégia de metacompreensão da leitura, ajudaria os alunos mais novos a desenvolver a sua compreensão leitora em textos narrativos e em textos expositivos; perceber quais são os processos cognitivos mobilizados (ou não) pelos leitores no momento da leitura; e compreender as facilidades e dificuldades dos participantes referentes às tipologias textuais em estudo. O quadro teórico de referência procura dar a conhecer o estudo que foi realizado em torno da temática e dos principais conceitos que sustentam as perspetivas teóricas defendidas a respeito da leitura. Metodologicamente, esta investigação é caracterizada como uma investigação-ação, visando compreender e alterar as fragilidades encontradas no contexto. Para dar resposta aos objetivos enunciados, a adaptação da Família Compreensão, os guiões de compreensão leitora e os questionários aplicados fazem parte dos instrumentos de recolha de dados Os resultados obtidos através da análise de respostas dos alunos permitiram a determinação de conclusões relevantes para o ensino da leitura, como a aplicabilidade da Família Compreensão com alunos de 2.º e 3.º ano, devido à constatação de melhorias significativas na compreensão leitora dos alunos. | pt_PT |
dc.description.abstract | The theme of this research is inserted in the Portuguese subject, relating to the explicit teaching of reading comprehension, associated a metacognitive processes. Were listed as objectives: to verify if the Família Compreensão: A família que te vai ajudar!!, as a reading process management strategy, help younger students to develop their reading comprehension in narrative texts and expository texts; realize what are the mobilized cognitive processes (or not) by the readers at the time of reading; and understand the advantages and difficulties of the participants in these types of text. The theoretical framework seeks to present the study that was conducted around the theme and the main concepts underpinning the theoretical perspectives defended about reading. Methodologically, this research is characterized as an action-research, to understand and change the weaknesses found in the context. To meet the stated goals, the adaptation of the Família Compreensão, scriptwriters reading comprehension and questionnaires are part of the data collection tools The results obtained by the students' responses analysis, allowed determination of conclusions, relevant to the teaching of reading, such as the applicability of the Família Compreensão with students of 2nd and 3rd year, due to the finding of significant improvements in reading comprehension of students. | en |
dc.identifier.tid | 201604949 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16779 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Compreensão leitora | pt_PT |
dc.subject | Ensino explícito da compreensão | pt_PT |
dc.subject | Estratégias cognitivas | pt_PT |
dc.subject | Família compreensão | pt_PT |
dc.subject | Reading | en |
dc.subject | Reading comprehension | en |
dc.subject | Explicit teaching of comprehension | en |
dc.subject | Metacognitive strategies | en |
dc.subject | Familia compreensão | pt_PT |
dc.subject | Relatório de projeto de investigação | pt_PT |
dc.subject | Relatório de estágio | pt_PT |
dc.title | A família compreensão como estratégia de metacognição, associada ao ensino explícito da compreensão na leitura no 2.º e 3.º ano do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | en |
rcaap.type | masterThesis | en |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 5 of 51
Loading...
- Name:
- Relatório do Projeto de Investigação FINAL - Sónia Cerqueira.dezembro.2016.pdf
- Size:
- 5.24 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
- Name:
- Conteúdo do envelope - Família Compreensão.docx
- Size:
- 5.15 MB
- Format:
- Microsoft Word XML
Loading...
- Name:
- 1.jpg
- Size:
- 1 MB
- Format:
- Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
Loading...
- Name:
- 2.jpg
- Size:
- 439.09 KB
- Format:
- Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
Loading...
- Name:
- 1.jpg
- Size:
- 908.77 KB
- Format:
- Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: