Repository logo
 
Publication

A escola como caminho para a participação democrática

dc.contributor.advisorAlcântara, Ana
dc.contributor.authorCosta, Joana Filipa Brito da
dc.date.accessioned2023-01-10T11:26:54Z
dc.date.available2023-01-10T11:26:54Z
dc.date.issued2022-12
dc.description.abstractA escola deve ser encarada como um espaço democrático e de aprendizagem cooperativa, desempenhando um papel fundamental na formação cívica dos alunos. Foi com esta perspetiva que, através da educação para a cidadania aplicada na minha prática pedagógica decorrida numa turma de 3.o ano do Ensino Básico em Setúbal, pretendi perceber “Quais os contributos da compreensão de valores e práticas democráticas para o desenvolvimento de trabalhos de grupo?”. Este projeto de investigação, tem como objetivo geral, contribuir para a explicitação, compreensão e implementação dos valores democráticos no dia-a-dia dos alunos. E, como objetivo específico, potenciar o trabalho colaborativo da turma, através de propostas pedagógicas na área da participação democrática. A metodologia adotada neste estudo foi a investigação sobre a prática profissional, onde se recorreu à pesquisa documental, à observação e a inquéritos por questionário como técnicas de recolha de dados, tendo o tratamento dos dados sido realizado através da análise de conteúdo. Os resultados alcançados apontam que, com a implementação deste projeto centrado na pedagogia participativa e nos valores democráticos, foi possível melhorar as dinâmicas de grupo, os comportamentos dos alunos e as práticas democráticas em contexto escolar.pt_PT
dc.description.abstractThe school should be faced as a democratic and cooperative learning space, playing a fundamental role in the students' civic education. It was with this perspective that, through citizenship education applied in my pedagogical practice, carried out in a 3rd-year primary school class in Setúbal, I intended to understand "What contributions does the understanding of democratic values and practices make to the development of group work?". This overall objective of this research project is to contribute to the clarification, understanding and implementation of democratic values in the daily life of students. As a specific objective, it seeks to enhance the collaborative work of the class, through pedagogical proposals in the area of democratic participation. The methodology adopted in this study was the investigation on the professional practice, where documentary research, observation and questionnaire surveys were used as data collection techniques, as well as their treatment through content analysis. The achieved results point out that, with the implementation of this project focused on the participatory pedagogy and democratic values, it was possible to improve group dynamics, student behaviour and democratic practices in the school context.pt_PT
dc.identifier.tid203156471
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/43101
dc.language.isoporpt_PT
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEducação para a Cidadaniapt_PT
dc.subjectAprendizagem Cooperativapt_PT
dc.subjectValores e Participação Democráticapt_PT
dc.subjectTrabalho de Grupopt_PT
dc.subjectPrimary Schoolpt_PT
dc.subjectCitizenship Educationpt_PT
dc.subjectCooperative Learningpt_PT
dc.subjectDemocratic Participation and Valuespt_PT
dc.subjectGroup Workpt_PT
dc.titleA escola como caminho para a participação democráticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatorio_JoanaCosta_VersaoDefinitiva.pdf
Size:
2.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: