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Cuidar em fim de vida em contexto pediátrico :
dc.contributor.advisor | Diogo, Paula | |
dc.contributor.author | Teixeira, Joana dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2018-10-03T09:52:17Z | |
dc.date.available | 2018-10-03T09:52:17Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio representa o culminar do percurso de aprendizagem para obtenção de grau de mestrado em enfermagem e título de especialização em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem, e reflete a experiência obtida em diferentes contextos profissionais. O presente trabalho tem como ponto de partida as necessidades identificadas e as atividades implementadas e como finalidade a aquisição de competências profissionais enquanto futura Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria (EESIP). O “Cuidar” é a essência e a identidade da enfermagem, assumindo uma filosofia muito própria em contexto pediátrico, cujos principais pilares são os cuidados centrados na família e os cuidados não traumáticos. Tais pilares são a essência do “Cuidar em fim de vida” em contexto pediátrico, onde assumem particular importância. O desejo de ter um filho é intrínseco à condição humana, como via primária de procriação e evolução enquanto espécie. Durante a gravidez, sonhos são criados, projetos idealizados e concretizados. Para a família, a criança nasce num plano mental e emocional muito antes do parto. No entanto, num mundo em constante evolução, apesar de decrescente, a mortalidade infantil ainda é uma realidade significativa e, embora se verifique uma evolução nos cuidados prestados, a taxa crescente de partos prematuros contribui para o aumento da morbilidade infantil. “Cuidar em fim de vida” em contexto pediátrico representa um enorme desafio para os profissionais de saúde, que precisam aliar às suas competências técnicas, o apoio à família, proporcionando um ambiente digno e adequado emocional e espiritualmente, constituindo, assim, um apoio essencial neste contexto de extrema complexidade. Porém, a exposição repetida a situações de fim de vida aumenta os níveis de stress no profissional de saúde, o que pode fragilizar e comprometer o ato de cuidar. . As estratégias de apoio emocional aos profissionais, de vinculação e apoio à parentalidade, assim como o acompanhamento antes, durante e após a morte de um filho assumem-se como fatores essenciais no processo de cuidar na experiência de luto. De modo a proporcionar o desenvolvimento de competências especializadas de EESIP, foram realizados estágios em contexto hospitalar e comunitário, com desenvolvimento de instrumentos de trabalho que envolveram o delinear de objetivos e atividades para a sua concretização, complementados com uma pesquisa bibliográfica extensa. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201962799 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/24186 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem pediátrica | pt_PT |
dc.subject | Luto | pt_PT |
dc.subject | Morte prematura | pt_PT |
dc.subject | Assistência terminal | pt_PT |
dc.subject | Neonatologia | pt_PT |
dc.title | Cuidar em fim de vida em contexto pediátrico : | pt_PT |
dc.title.alternative | gestão da emocionalidade na morte e no luto | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria | pt_PT |