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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório de estágio representa o culminar do percurso de aprendizagem
para obtenção de grau de mestrado em enfermagem e título de especialização em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem, e reflete a experiência obtida em diferentes contextos profissionais. O presente trabalho tem como ponto de partida as necessidades identificadas e as atividades implementadas e como finalidade a aquisição de competências profissionais enquanto futura Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria (EESIP).
O “Cuidar” é a essência e a identidade da enfermagem, assumindo uma filosofia muito
própria em contexto pediátrico, cujos principais pilares são os cuidados centrados na
família e os cuidados não traumáticos. Tais pilares são a essência do “Cuidar em fim de
vida” em contexto pediátrico, onde assumem particular importância.
O desejo de ter um filho é intrínseco à condição humana, como via primária de
procriação e evolução enquanto espécie. Durante a gravidez, sonhos são criados,
projetos idealizados e concretizados. Para a família, a criança nasce num plano
mental e emocional muito antes do parto. No entanto, num mundo em constante
evolução, apesar de decrescente, a mortalidade infantil ainda é uma realidade significativa e, embora se verifique uma evolução nos cuidados prestados, a taxa crescente de partos prematuros contribui para o aumento da morbilidade infantil.
“Cuidar em fim de vida” em contexto pediátrico representa um enorme desafio
para os profissionais de saúde, que precisam aliar às suas competências técnicas, o
apoio à família, proporcionando um ambiente digno e adequado emocional e espiritualmente, constituindo, assim, um apoio essencial neste contexto de extrema complexidade.
Porém, a exposição repetida a situações de fim de vida aumenta os níveis de stress no profissional de saúde, o que pode fragilizar e comprometer o ato de cuidar. . As estratégias de apoio emocional aos profissionais, de vinculação e apoio à parentalidade, assim como o acompanhamento antes, durante e após a morte de um filho assumem-se como fatores essenciais no processo de cuidar na experiência de luto.
De modo a proporcionar o desenvolvimento de competências especializadas de EESIP, foram realizados estágios em contexto hospitalar e comunitário, com desenvolvimento
de instrumentos de trabalho que envolveram o delinear de objetivos e atividades para a sua concretização, complementados com uma pesquisa bibliográfica extensa.
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Keywords
Enfermagem pediátrica Luto Morte prematura Assistência terminal Neonatologia