Repository logo
 
Publication

Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada Como nos expressamos: A importância das expressões plástica, dramática e musical nas aprendizagens das crianças

dc.contributor.advisorMachado, Ricardo
dc.contributor.advisorMestre, Amélia
dc.contributor.authorProença, Joana Filipa Reis
dc.date.accessioned2015-05-18T08:40:35Z
dc.date.available2015-05-18T08:40:35Z
dc.date.issued2014-07-11
dc.description.abstractO presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvida num jardim-de-infância situado em Lisboa, com um grupo de crianças com idades compreendidas dos 3 aos 6. Com este relatório pretende-se refletir sobre a prática desenvolvida ao longo do ano letivo, assim como analisar a evolução do grupo perante a temática abordada. A nossa prática pedagógica encontra-se sustentada num design de investigação-ação, do paradigma interpretativo, através do qual é possível observar, planificar, refletir e intervir consoante os objetivos pretendidos. Assim, o objetivo deste trabalho será explicitar a importância das expressões na idade pré-escolar, nomeadamente compreender, descrever e analisar a importância desta área no desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo e as relações interpessoais do grupo. Para uma melhor compreensão da área das expressões, foram trabalhadas três: a plástica, a dramatização e a música. Estas áreas têm uma ligação à representação criativa, que permite à criança, na idade pré-escolar, livre expressão e compreensão do mundo através de brincadeiras de faz-de-conta, de pinturas e de desenhos. Como tal, pretende-se, ao longo do relatório, refletir sobre a importância das expressões, assim como valorização da educação artística. Esta última pressupõe um estímulo de diferentes tipos de comunicação, bem como a exploração da imaginação criativa de forma a desenvolver o grupo a nível sensorial, motor e afetivo.por
dc.description.abstractThe present report is part of a supervised teaching practice of the Masters in Preschool Education, developed in a kindergarten in Lisbon, with a group with ages between 3 and 6 years old. We intent to reflect on the practice developed throughout the school year as well as analyze the evolution of the group towards the theme. We assumed an interpretative paradigm and developed an action-research project through which it is possible to observe, plan, reflect and act depending on the main aim that we have defined. The main aim of this study is to explain the importance of expressions in preschoolers, particularly understand, describe and analyze the importance of this area in developing socio-emotional and cognitive and interpersonal relationships of the group. For a better understanding of the area of the expressions were worked three of them being plastic, drama and music. The target areas have a connection to the creative representation, which allows the child, in a preschool age, free expression and understanding of the world through games of make-believe, paintings and drawings. We aim to reflect on the importance of expressions, as well as the enhancement of a artistic education, which is requires a stimulus of different types of communication, as well as exploration of the creative imagination in order to develop affective, sensory and motor level of the group.por
dc.identifier.tid201855992
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/8645
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducação Pré-Escolarpor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectExpressõespor
dc.subjectDramatizaçãopor
dc.subjectPlásticapor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectPreschool Educationpor
dc.subjectTeaching Practicepor
dc.subjectExpressionspor
dc.subjectDramapor
dc.subjectMusicpor
dc.subjectCreativitypor
dc.subjectPlasticpor
dc.titleRelatório Final da Prática de Ensino Supervisionada Como nos expressamos: A importância das expressões plástica, dramática e musical nas aprendizagens das criançaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolarpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada - Joana Proença.pdf
Size:
2.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: