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- Estudo e acompanhamento da cultura do morango na empresa Valmarques - Sociedade Agro Pecuária, Ldª. Fitopatologia e entomologiaPublication . Jorge, Flávia Raquel dos Santos; Cunha, Maria José Moreno daResumo Este trabalho teve como objetivo o estudo e acompanhamento de três variedades de morango, Coral, Sabrina e San Andreas, em termos fitopatológicos e entomológicos, com a finalidade de analisar e avaliar os problemas fitossanitários que surgiram ao longo do estudo e intervir quando necessário para a sua resolução. O campo de ensaio era constituído por dez talhões de cada uma das variedades e desses dez foram marcados quatro talhões por variedade, para realização das observações. O campo pertencia à Empresa Valmarques Sociedade Agropecuária, Lda situada em Moita-Vaqueira, freguesia de Arazede, conselho de Montemor-o-Velho. As plantas são de origem espanhola, produzidas em condições de ar livre. Este estudo foi realizado, desde o dia 13 de maio até à última semana de setembro. através da observação visual das plantas e da observação de armadilhas cromotrópicas, semanalmente, no campo de ensaio, com a finalidade de acompanhar, avaliar e analisar o desenvolvimento de pragas, doenças e auxiliares presentes na cultura do morangueiro. Palavras-chave: morangueiro, Coral, Sabrina, San Andreas, pragas, auxiliares Abstract This work aimed to study and monitor three varieties of strawberry, Coral, Sabrina and San Andreas in phytopathological and entomological terms, in order to analyse and evaluate the phytosanitary problems that arose during the study and intervene when necessary to solve them. The field test had ten plots containing the above referred to varieties and from those ten four plots of each variety were marked, for carrying out the observations. The field belongs to the Valmarques Agricultural Society Ltd Company located in Moita - Vaqueira, Arazede parish, council Montemor – o -Velho. The plants are of Spanish origin and produced outdoors. This study was performed, from 13 may until the last week of september, by visual observation and the observation of chromotropic traps weekly placed in the field test, in order to monitor, evaluate and analyse the development of pests, diseases and auxiliaries present in the strawberry culture. Keywords : strawberry, Coral, Sabrina , San Andreas, pests, auxiliaries
- Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada Como nos expressamos: A importância das expressões plástica, dramática e musical nas aprendizagens das criançasPublication . Proença, Joana Filipa Reis; Machado, Ricardo; Mestre, AméliaO presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvida num jardim-de-infância situado em Lisboa, com um grupo de crianças com idades compreendidas dos 3 aos 6. Com este relatório pretende-se refletir sobre a prática desenvolvida ao longo do ano letivo, assim como analisar a evolução do grupo perante a temática abordada. A nossa prática pedagógica encontra-se sustentada num design de investigação-ação, do paradigma interpretativo, através do qual é possível observar, planificar, refletir e intervir consoante os objetivos pretendidos. Assim, o objetivo deste trabalho será explicitar a importância das expressões na idade pré-escolar, nomeadamente compreender, descrever e analisar a importância desta área no desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo e as relações interpessoais do grupo. Para uma melhor compreensão da área das expressões, foram trabalhadas três: a plástica, a dramatização e a música. Estas áreas têm uma ligação à representação criativa, que permite à criança, na idade pré-escolar, livre expressão e compreensão do mundo através de brincadeiras de faz-de-conta, de pinturas e de desenhos. Como tal, pretende-se, ao longo do relatório, refletir sobre a importância das expressões, assim como valorização da educação artística. Esta última pressupõe um estímulo de diferentes tipos de comunicação, bem como a exploração da imaginação criativa de forma a desenvolver o grupo a nível sensorial, motor e afetivo.
- Relatório final da prática de ensino supervisionada. Re (agir) oara desenvolver valores no pré-escolar: responsabilidade e partilhaPublication . Pereira, Joana Filipa Gonçalves; Pratas, HelenaO presente relatório, intitulado Re (agir) para desenvolver valores no Pré-escolar: Responsabilidade e Partilha, insere-se na unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e pretende refletir o trabalho desenvolvido ao longo do nosso estágio. Para a recolha dos dados fundamentais deste trabalho utilizámos alguns métodos de investigação, tendo sido a observação o mais utilizado. Em paralelo, foi realizada uma recolha de informações através de análise documental. Estes procedimentos permitiram-nos recolher os elementos pretendidos para a realização das caracterizações e para as perspetivas educacionais os objetivos e a intervenção. A escolha desta área de intervenção resultou de algumas fragilidades observadas no grupo de crianças de 3 anos de idade da sala A1 do Colégio Colibri. O objetivo que se pretendeu alcançar foi o desenvolvimento de valores como a responsabilidade e partilha. Durante esta intervenção preocupámo-nos em incutir nas crianças a aprendizagem de atitudes, através de estratégias diferenciadas, valorizando a transversalidade das áreas de aprendizagem, visando sempre a construção dos saberes das crianças. Podemos afirmar que o resultado deste trabalho foi amplamente positivo, pois o grupo revelou melhorias significativas nesta área de intervenção. Podemos também afirmar que a maioria das atividades planificadas foram realizadas, tendo-se verificado através de um processo de avaliação diversificado, a aquisição das competências previstas, pelas crianças. Assim, concluímos que durante este nosso percurso demos um contributo ao grupo para a criação de uma “aprendizagem de atitudes e valores que lhes permitam tornar-se cidadãos solidários e críticos” (Metas de aprendizagem na educação pré-escolar, 2011, s/pág.).
- Processo de Supervisão - A perspetiva do SupervisorPublication . Martins Franco de Sá Tito de Lencastre, Susana Filipa
- Balanced scorecard: Contributos para a implementação na Administração LocalPublication . Santos, Laurinda Fernanda Gomes dos; Rodrigues, AntónioA Administração Pública (AP) e, neste caso particular, a Administração Local (AL) debatem-se com dois grandes desafios - a necessidade de desenvolvimento de uma gestão estratégica e, consequentemente, redefinir a interface entre a AP e a sociedade. A AL, tradicionalmente guiada por um vasto conjunto de normas legais, pressionada pela diminuição de recursos financeiros enfrenta a necessidade urgente de adotar novos instrumentos de gestão. O Balanced Scorecard (BSC) é um instrumento de gestão muito divulgado atualmente nas empresas que praticam estilos de gestão modernos e orientados à estratégia. A literatura aponta que as organizações públicas ou privadas planeiam a sua utilização, mas, os resultados nem sempre são os esperados porque as organizações tem características diferentes e frequentemente confundem o BSC com um mero conjunto de indicadores ajustados à informação disponível. Das diversas consultas bibliográficas efetuadas, verificou-se não serem abundantes as investigações sobre o tema com aplicação no contexto da AL em Portugal. É objetivo deste trabalho contribuir para a redução da lacuna existente nesta área de investigação, apresentando linhas de orientação para a implementação do BSC na AL, onde são evidenciadas as suas potencialidades e a articulação do BSC com os Sistemas de Gestão, nomeadamente com o Sistema de Gestão da Qualidade e o Sistema de Avaliação de Desempenho. Este trabalho permitiu concluir que o BSC é uma ferramenta de gestão que simplifica o planeamento da estratégia e disciplina e sistematiza o pensamento estratégico, facilitando o alinhamento organizacional e aumentando a eficácia na tomada de decisão. A sua implementação não é simples, deve ser faseada no tempo e adaptado a cada organização atendendo às suas especificidades e dinâmicas. O exemplo apresentado para a Câmara Municipal do Porto permite evidenciar o seu efeito na melhoria da gestão das autarquias com benefícios diretos para os munícipes e naturalmente para o país. O BSC constitui, portanto, a ferramenta adequada para a operacionalização da gestão estratégica de qualquer organização.