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A oferta em Tenerife em termos da acessibilidade na hotelaria e território envolvente - Arquitectura e Design Universal Sustentáveis

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Abstract(s)

Nos dias de hoje, as acessibilidades de uma unidade hoteleira constituem um factor determinante na escolha deste, por parte dos clientes. Por sua vez, o território envolvente deve estar em congruência com a respectiva oferta turística, de modo a gerar equilíbrio e dinâmica entre estes. Cada vez mais, os clientes defendem a Sustentabilidade e apoiam as medidas referentes ao tema. Discutindo a temática de Acessibilidade e a sua relação com Hotelaria, é possível afirmar que existe um mercado pouco explorado, considerado um nicho de mercado. A procura nesta área necessita de uma melhor capacidade de resposta por parte da oferta. Deste modo, será relevante conhecer as opiniões dos clientes, recursos humanos e operadores, que gerem uma mais-valia e que façam crescer o turismo acessível. Através de questionários e entrevistas procuro conhecer a realidade desta temática, com vista em facilitar a implementação de novas soluções na unidade hoteleira. Em conclusão, há pouco conhecimento acerca da matéria e que há espaço para realizar acções de sensibilização, com vista num futuro acessível. No decorrer do estágio realizado no Hotel Playa Real, como Recepcionista, de Abril a Junho de 2018, foram desempenhadas outras funções como Relações Públicas, Designer, DJ, Ajudante de bar. No início do estágio foram identificadas as acessibilidades dentro do hotel e no território envolvente. A verificação da falta de medidas que permitissem englobar a hotelaria acessível. No decorrer do estágio foram implementadas pequenas melhorias, com vista a longo prazo, crescerem em número e qualidade.
Nowadays, the accessibility of a hotel unit is a determining factor in the choice of the hotel, by the client. The surrounding territory should be related with the respective tourism offer, in order to generate balance and dynamics between them. Increasingly, customers are defending Sustainability and are supporting measures related to the subject. Discussing the theme of Accessibility and its relation with Hospitality, it is possible to affirm that there is a little explored market, considered a niche market. Demand in this area requires a better response of capacity by the supply side. In this way, it will be relevant to know the opinions of the clients, human resources and operators that generate added value and that make accessible tourism grow. Through questionnaires and interviews I try to know the reality of this theme, with a view to make easier the implementation of new solutions in the hotel unit. In conclusion there is little knowledge about the matter and there is room for awareness raising with a view to an accessible future. During the internship held at Hotel Playa Real, as Receptionist, from April to June 2018, other functions were performed such as Public Relations, Designer, DJ, Bar Assistant. At the beginning of the internship, was identified the accessibility inside the hotel and the surrounding territory. The verification of lack of measures that would allow the inclusion of accessible hotels. During the internship, small improvements were implemented, with a view to increasing them in number and quality, for the long-term.

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Keywords

Turismo acessível Design universal Acessibilidades Turismo para todos Accessible tourism Universal design Accessibility Tourism for all

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