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As Diretrizes Curriculares expressam os ponto de vista da educação, respaldada pelo ensino, pela aprendizagem constante, o conhecimento, os saberes e as avaliações, abordando também questões de etnia, da educação especial, dos estudos ambientais, da sexualidade, das tecnologias inovadoras da educação e muito outras que representam a educação que pretende-se ser instalada nas Redes Municipais do País. Portanto, é relevante observar o nível de influência que a implantação das novas Diretrizes Curriculares para o Ensino fundamental do Igarapé Grande – MA, trouxe na prática docente dos professores das escolas do ensino fundamental especialmente para a disciplina de matemática. Faz-se necessário também, analisar até que ponto as inovações curriculares interferem nas práticas dos professores na gestão da sala de aula, uma vez que são orientados a utilizar métodos e estratégias, sob a ótica da nova Proposta Curricular e se as mesmas estão influenciando ou contribuindo de forma positiva para a elevação da qualidade do processo ensino-aprendizagem ou apenas restringem-se a limitar a autonomia do professor enquanto gestor de sala de aula. A investigação teve seu caráter qualitativo em boa parte do contexto do trabalho e uma pequena parte quantitativa gerando os resultados encontrados e descritos de forma de conteúdos e gráficos. Para fundamentação teórica foram destacados os principais autores como: Pinheiros (2005), Skovsmose (2001), Zaniol (2012), Silva (2003) e Sacristán (2000). Diante dos fatos relatados nesta pesquisa atrelada com o dia a dia das escolas, professores e alunos, mostra-se que a Matemática está composta por um amplo campo das relações com o meio, que despertam várias curiosidades para desafiar a capacidade de generalizar situações, de projetar o imaginário, de prever o futuro, favorecendo a estruturação do pensamento cognitivo e o raciocínio lógico desenvolvido. Neste caso, constatou-se pela pesquisa que essa relação (diretrizes curriculares x praxis adotados) não se efetivou em sua totalidade, dada a existência de caminhos diferenciados de formação geral dos entrevistados e de formação específica dos professores das escolas selecionadas. Sendo assim, conforme resultado levantados, mostrou-se uma realidade muito diferente apontados por alguns entrevistados, pois a elaboração e a implantação, juntos com as recomendações ditadas pelas diretrizes curriculares de matemática para a práxis docente não foram como o esperado e o necessário para a melhoria da educação da rede pública municipal. Como exercício para melhorias futuras é necessário que o poder público antes de iniciar uma implementação de um programa em primeiro lugar deva agir nos treinamentos dos agentes e trabalhar essa manutenção durante todo o processo de integração com o ensino.
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formação docente matemática
