Repository logo
 
Publication

O contributo da gestão do relacionamento com o cliente para a lealdade dos sócios dos ginásios

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMonteiro, Márcia
dc.contributor.authorMartins, Diana Araújo
dc.date.accessioned2024-08-06T11:11:05Z
dc.date.available2024-08-06T11:11:05Z
dc.date.issued2024-07-09
dc.description.abstractA gestão do relacionamento com o cliente (CRM) é uma ferramenta de extrema importância para alcançar a lealdade e impacta a satisfação, a qualidade e a confiança, que são antecedentes da lealdade. No caso dos ginásios, nota-se a necessidade de entender quais são as melhores estratégias para alcançar a lealdade do cliente uma vez que as taxas de desistência são bastante altas e uma base de clientes leais não só é rentável para as empresas, bem como, neste caso, é bastante positivo para os clientes pois leva à prática de exercício físico, contribuindo para a saúde dos praticantes. Deste modo, esta dissertação tem como objetivo geral analisar o contributo da gestão do relacionamento com o cliente para a lealdade dos sócios dos ginásios. Os objetivos específicos passam por analisar o contributo do CRM para a satisfação do cliente, para a qualidade do ginásio e para a confiança do cliente, bem como analisar a relação da satisfação e da confiança do cliente com a lealdade e o contributo da qualidade do ginásio para a lealdade. Para isso, foi aplicada uma abordagem mista, que adotou como técnicas de recolha de dados o questionário e a entrevista, aplicados a clientes de ginásios. O questionário obteve uma amostra de 207 observações e, posteriormente, foram executadas 3 entrevistas como técnica secundária. Os principais resultados revelaram que todas as hipóteses propostas são validadas concluindo-se que o CRM influencia positivamente a lealdade dos sócios, a satisfação, a qualidade do ginásio e a confiança dos clientes. Além disso, a satisfação e a confiança dos clientes estão diretamente relacionadas com a lealdade, e a qualidade do ginásio impacta a lealdade dos sócios.pt_PT
dc.identifier.tid203670698pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51498
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing relacionalpt_PT
dc.subjectCRMpt_PT
dc.subjectLealdadept_PT
dc.subjectFitnesspt_PT
dc.subjectGinásiospt_PT
dc.titleO contributo da gestão do relacionamento com o cliente para a lealdade dos sócios dos ginásiospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
diana_martins.pdf
Size:
1.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: