Repository logo
 
Publication

Gestão de turmas com alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMontiel, António
dc.contributor.authorFélix, Marta
dc.date.accessioned2016-03-15T19:45:11Z
dc.date.available2016-03-15T19:45:11Z
dc.date.issued2015-05-22
dc.description.abstractA escolha deste tema está relacionada com o facto de a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) ser uma problemática cada vez mais notória no dia-a-dia de uma sala de aula. Este trabalho tem como objetivo perceber qual a melhor forma de gerir turmas com crianças hiperativas e quais as melhores estratégias a pôr em prática com elas. Para tal, tornou-se necessário aprofundar o conhecimento sobre esta temática, visto que afeta cada vez mais crianças em contexto escolar. Começou por se fazer uma revisão de literatura para alcançar um entendimento teórico do que é ao certo a PHDA, quais são as características das crianças com esta desordem e tomar conhecimento de qual é a melhor forma recomendada para gerir uma turma com alunos com PHDA, procurando assim dar resposta às seguintes questões: a) O que é, ao certo, a hiperatividade? Quais as suas manifestações e a sua influência no processo de aprendizagem? E b) Como gerir uma turma com crianças hiperativas? Que atitudes e estratégias, preventivas e reativas, pode o professor adotar, que sejam mais convenientes para a criança hiperativa e para toda a sua turma? De seguida, o presente Relatório, a partir de dados recolhidos durante o estágio, analisa as situações vivenciadas no dia-a-dia de uma turma de 2º ano de escolaridade e procura tirar conclusões que possam enriquecer o exercício futuro da atividade pedagógica dos professores.pt_PT
dc.identifier.tid201067315pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12377
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectPHDApt_PT
dc.subjectGestão de sala de aulapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleGestão de turmas com alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atençãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Prática de Ensino Supervisionadopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
FELIX Marta 2015.pdf
Size:
887.03 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: