Publication
Gestão de turmas com alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Montiel, António | |
dc.contributor.author | Félix, Marta | |
dc.date.accessioned | 2016-03-15T19:45:11Z | |
dc.date.available | 2016-03-15T19:45:11Z | |
dc.date.issued | 2015-05-22 | |
dc.description.abstract | A escolha deste tema está relacionada com o facto de a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) ser uma problemática cada vez mais notória no dia-a-dia de uma sala de aula. Este trabalho tem como objetivo perceber qual a melhor forma de gerir turmas com crianças hiperativas e quais as melhores estratégias a pôr em prática com elas. Para tal, tornou-se necessário aprofundar o conhecimento sobre esta temática, visto que afeta cada vez mais crianças em contexto escolar. Começou por se fazer uma revisão de literatura para alcançar um entendimento teórico do que é ao certo a PHDA, quais são as características das crianças com esta desordem e tomar conhecimento de qual é a melhor forma recomendada para gerir uma turma com alunos com PHDA, procurando assim dar resposta às seguintes questões: a) O que é, ao certo, a hiperatividade? Quais as suas manifestações e a sua influência no processo de aprendizagem? E b) Como gerir uma turma com crianças hiperativas? Que atitudes e estratégias, preventivas e reativas, pode o professor adotar, que sejam mais convenientes para a criança hiperativa e para toda a sua turma? De seguida, o presente Relatório, a partir de dados recolhidos durante o estágio, analisa as situações vivenciadas no dia-a-dia de uma turma de 2º ano de escolaridade e procura tirar conclusões que possam enriquecer o exercício futuro da atividade pedagógica dos professores. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201067315 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12377 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | PHDA | pt_PT |
dc.subject | Gestão de sala de aula | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Gestão de turmas com alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Prática de Ensino Supervisionado | pt_PT |