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Abstract(s)
A escolha deste tema está relacionada com o facto de a Perturbação de Hiperatividade e
Défice de Atenção (PHDA) ser uma problemática cada vez mais notória no dia-a-dia de uma
sala de aula.
Este trabalho tem como objetivo perceber qual a melhor forma de gerir turmas com
crianças hiperativas e quais as melhores estratégias a pôr em prática com elas. Para tal,
tornou-se necessário aprofundar o conhecimento sobre esta temática, visto que afeta cada vez
mais crianças em contexto escolar.
Começou por se fazer uma revisão de literatura para alcançar um entendimento teórico
do que é ao certo a PHDA, quais são as características das crianças com esta desordem e
tomar conhecimento de qual é a melhor forma recomendada para gerir uma turma com alunos
com PHDA, procurando assim dar resposta às seguintes questões: a) O que é, ao certo, a
hiperatividade? Quais as suas manifestações e a sua influência no processo de aprendizagem?
E b) Como gerir uma turma com crianças hiperativas? Que atitudes e estratégias, preventivas
e reativas, pode o professor adotar, que sejam mais convenientes para a criança hiperativa e
para toda a sua turma?
De seguida, o presente Relatório, a partir de dados recolhidos durante o estágio,
analisa as situações vivenciadas no dia-a-dia de uma turma de 2º ano de escolaridade e
procura tirar conclusões que possam enriquecer o exercício futuro da atividade pedagógica
dos professores.
Description
Keywords
Ensino Básico PHDA Gestão de sala de aula Aprendizagem