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- European External Action Service crisis response planning & operationsPublication . Conferência 'European External Action Service Crisis Response planning & Operations'; Pisani, Jean-Marc
- Recordar é viverPublication . Oliveira, Cristiana Patrícia de Sousa; Almeida, Maria SidalinaEste “trabalho de projecto” tem como tema “Recordar é viver” e foi desenvolvido num Lar de idosos, situado na região metropolitana do Porto. Afastando-nos de um entendimento da estruturação da vida quotidiana dos idosos em lar assente unicamente nas rotinas que decorrem da realização das actividades básicas de vida diária e que não permitem senão satisfazer as necessidades que mantêm a vida biológica, centramos este projecto na concepção e implementação de um programa de acção mais ambicioso porque centrado noutro tipo de necessidades. Defendemos programas de acção centrados na animação sociocultural com o objectivo de possibilitar aos idosos fazerem frente às alterações que a vida em lar traz às suas rotinas, entenderem e viverem melhor os processos de mudança que estão inerentes ao processo de envelhecimento, tornando os idosos mais activos por via do desenvolvimento de actividades socialmente úteis e fortemente identificadas com a sua trajectória profissional que lhes permitam dar sentido à vida, afirmar os seus talentos ou competências e que lhes possibilitem a intensificação e diversificação dos seus relacionamentos. Mobilizando a metodologia de projecto que nos levou à realização do diagnóstico da situação social que passou por um olhar aprofundado dos idosos, da organização lar e do contexto local, planificamos e implementamos um projecto de intervenção com um grupo de idosas institucionalizadas numa Instituição Particular de Solidariedade Social. Este projecto, reconhecendo as limitações e a não concretização efectiva do plano de actividades institucional, focou-se na construção de um “atelier da cortiça”, pois foi neste sector que todas as idosas envolvidas desenvolveram a sua actividade profissional. O registo escrito do saber oral das idosas sobre os ofícios por elas desenvolvidos neste sector industrial e sobre as suas próprias experiências de vida em outros domínios, a confecção de objectos em cortiça e a organização de outras actividades no interior e no exterior do lar, permitiram construir uma dinâmica que contrariou a detioração cognitiva e física, as imagens negativas de si, o sentimento de solidão, a apatia e a desistência da vida. Acreditamos que o desenvolvimento de actividades de animação sócio cultural que tem em conta as suas histórias de vida e que vão de encontro às necessidades dos idosos, tornando-os co-produtores e fazendo com que se sintam úteis, privilegiando os seus saberes, os seus interesses, as suas vontades, opiniões e desejos, é um caminho a 7 seguir pela intervenção social gerontológica em contexto residencial. As práticas desenvolvidas no atelier foram, para estes idosos, ricas em significado e permitiram-lhes reavivar a curiosidade pelas coisas da vida, manter a familiaridade com o mundo envolvente e criar laços sociais.
- Gestão de turmas com alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atençãoPublication . Félix, Marta; Montiel, AntónioA escolha deste tema está relacionada com o facto de a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) ser uma problemática cada vez mais notória no dia-a-dia de uma sala de aula. Este trabalho tem como objetivo perceber qual a melhor forma de gerir turmas com crianças hiperativas e quais as melhores estratégias a pôr em prática com elas. Para tal, tornou-se necessário aprofundar o conhecimento sobre esta temática, visto que afeta cada vez mais crianças em contexto escolar. Começou por se fazer uma revisão de literatura para alcançar um entendimento teórico do que é ao certo a PHDA, quais são as características das crianças com esta desordem e tomar conhecimento de qual é a melhor forma recomendada para gerir uma turma com alunos com PHDA, procurando assim dar resposta às seguintes questões: a) O que é, ao certo, a hiperatividade? Quais as suas manifestações e a sua influência no processo de aprendizagem? E b) Como gerir uma turma com crianças hiperativas? Que atitudes e estratégias, preventivas e reativas, pode o professor adotar, que sejam mais convenientes para a criança hiperativa e para toda a sua turma? De seguida, o presente Relatório, a partir de dados recolhidos durante o estágio, analisa as situações vivenciadas no dia-a-dia de uma turma de 2º ano de escolaridade e procura tirar conclusões que possam enriquecer o exercício futuro da atividade pedagógica dos professores.
- Search for physics beyond the standard model in final states with a lepton and missing transverse energy in proton-proton collisions at sqrt(s) = 8 TeVPublication . CMS collaboration (2133 authors); Hollar, Jonathan; Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Faccioli, Pietro; Ferreira Parracho, Pedro Guilherme; Gallinaro, Michele; Nguyen, Federico; Rodrigues Antunes, Joao; Seixas, Joao; Varela, Joao; Vischia, Pietro; Lloret Iglesias, Lara; David Tinoco Mendes, Andre; Musella, Pasquale; Silva, Pedro; Pela, Joao; Leonardo, NunoA search for new physics in proton-proton collisions having final states with an electron or muon and missing transverse energy is presented. The analysis uses data collected in 2012 with the CMS detector, at an LHC center-of-mass energy of 8 TeV, and corresponding to an integrated luminosity of 19.7 fb−1. No significant deviation of the transverse mass distribution of the charged lepton-neutrino system from the standard model prediction is found. Mass exclusion limits of up to 3.28 TeV at 95% confidence level for a W′-boson with the same couplings as that of the standard model W-boson are determined. Results are also derived in the framework of split universal extra dimensions, and exclusion limits on Kaluza–Klein WKK(2) states are found. The final state with large missing transverse energy also enables a search for dark matter production with a recoiling W-boson, with limits set on the mass and the production cross section of potential candidates. Finally, limits are established for a model including interference between a left-handed W′-boson and the standard model W-boson and for a compositeness model.