Publication
A gestão das emoções na educação pré-escolar
| dc.contributor.advisor | Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- | |
| dc.contributor.author | Branco, Joana Marinhas | |
| dc.date.accessioned | 2023-02-28T13:34:00Z | |
| dc.date.available | 2023-02-28T13:34:00Z | |
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.description.abstract | A Educação Pré-Escolar é um período muito importante para o desenvolvimento da criança, quer a nível global quer emocional. Por isso, o/a educador/a tem um papel fundamental, devendo proporcionar um ambiente emocionalmente estável e demonstrar que estará sempre presente para o caso de a criança necessitar de si. O presente Relatório Final foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, durante o estágio curricular e pretende dar resposta à questão-problema: como ajudar as crianças da Educação Pré-Escolar a gerir as suas emoções e sentimentos? O estudo contou com a participação de um grupo de 23 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Como resultado da intervenção observou-se que as crianças foram capazes de identificar e expressar emoções simples, apesar de terem algumas dificuldades em explicar o que sentem quando experienciam determinadas emoções. Verificou-se, ainda, que a maioria das crianças foi capaz de identificar quando precisava de se acalmar em situações de conflito, recorrendo à estratégia introduzida para o fazer. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203206312 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/43969 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Desenvolvimento Emocional | pt_PT |
| dc.subject | Regulação Emocional | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
| dc.title | A gestão das emoções na educação pré-escolar | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
