Repository logo
 
Publication

Deformis in tenebris: o autorretrato surrealista e a noção de realidade

dc.contributor.advisorLemos, Aníbal
dc.contributor.authorMariano, Beatriz Maria Guimarães da Costa
dc.date.accessioned2017-12-20T17:34:35Z
dc.date.available2017-12-20T17:34:35Z
dc.date.issued2017-12
dc.description.abstractDesafiando os limites da percepção da realidade, o presente projecto vai ao encontro do paradoxo entre a relevância e credibilidade do papel que o surrealismo exerce sobre a nossa própria consciencialização da noção de realidade, e o papel de um simples meio de conduta da narrativa visual presente em, praticamente, todas as nossas influências visuais diárias. Propõe-se assim, colocar a matéria surrealista visual, transposta através de autorretratos fotográficos autorais que nos fazem questionar o sentido de “realidade”, a desempenhar, neste caso, o papel que a figura humana possui no que toca a narrativa visual. Expõe-se o seguinte projecto: se a figura humana é o principal meio condutor visual, cativando o espectador através da sua familiaridade, e se a figura surrealista é uma contestação à realidade, pode esta substituir o papel da figura humana, mantendo a mesma credibilidade, sendo isto representado numa série de autorretratos que põe em causa a veracidade da figura retratada?pt_PT
dc.description.abstractDefying the limits of reality’s perception, the present project was built along with the paradox between the relevance and credibility that the surrealism’s role exerts in our own awareness of the notion of reality, and the role of the simplest conductive mean in the visual narrative that is, practically, present in our own entire daily visual influences. It is by this purposed, to place the visual surrealist matter, transposed through authorial self-portrayed photographies that make us question the meaning of “reality”, fulfilling the role of the simplest visual connotation that the plenary everyday basis reaches, in this case, the role the human figure has when it comes to visual narrative. It’s then exposed the following project: if the human figure is the leading visual conductive mean, captivating the spectator through its familiarity, and if the surrealist figure is an impugnment to reality, can it replace the role of the human figure, maintaining the same credibility, by being represented as a series of self-portraits that defy the veracity of the portrayed figure?pt_PT
dc.identifier.tid201789060pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/19788
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSurrealismopt_PT
dc.subjectNarrativapt_PT
dc.subjectVisualpt_PT
dc.subjectFotomontagempt_PT
dc.subjectPercepçãopt_PT
dc.subjectExistencialismopt_PT
dc.subjectFotografiapt_PT
dc.subjectAutorretratopt_PT
dc.subjectRealidadept_PT
dc.subjectProjeto de mestradopt_PT
dc.titleDeformis in tenebris: o autorretrato surrealista e a noção de realidadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameDesign e Cultura Visualpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
BEATRIZ MARIANO_MDCV-EF.pdf
Size:
3.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: