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Valorização dos guias-intérpretes certificados como stakeholders no processo de planeamento e gestão dos destinos turísticos em Portugal continental

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Francisco António Santos
dc.contributor.advisorBrito, Luís Miguel Lourenço Mendes de
dc.contributor.authorMata, Filipa Toscano Afonso Bastos da
dc.date.accessioned2024-03-20T10:35:34Z
dc.date.available2024-03-20T10:35:34Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractO planeamento e gestão dos destinos turísticos é um processo complexo que tem como finalidade o desenvolvimento turístico, para o qual é necessária a consideração de dimensões como a competitividade, a inovação e a sustentabilidade. O referido processo engloba diversas etapas, ferramentas e stakeholders, entre os quais os guias-intérpretes. O presente estudo foi desenvolvido tendo como foco a análise da atuação dos guias-intérpretes certificados enquanto stakeholders no processo de planeamento e gestão dos destinos em Portugal continental. Assim, foi crucial a análise das diversas funções associadas ao papel dos guias-intérpretes como storytellers, intérpretes, embaixadores, entre outros. Através da sua condição de mediadores entre destinos e turistas, os guias intérpretes são um incontestável stakeholder dos destinos deparando-se, porém, com alguns obstáculos à sua atuação como tal. A pesquisa empírica recorreu a duas técnicas de recolha de informação: questionários direcionados aos guias-intérpretes certificados em Portugal continental; e entrevistas dirigidas a representantes de vários stakeholders considerados mais relevantes para o estudo. Os 218 questionários permitiram auferir a opinião e perceção dos guias intérpretes quanto à sua atuação enquanto stakeholders no planeamento e gestão dos destinos e, por outro lado, as seis entrevistas facilitaram a compreensão sobre a forma como a atuação dos guias-intérpretes é entendida pelos demais stakeholders. Os resultados comprovam que, apesar dos obstáculos internos e externos à participação mais ativa dos guias-intérpretes no planeamento e gestão dos destinos, existe um interesse partilhado por estes profissionais e restantes stakeholders em promover essa participação. O estudo permitiu ainda chegar a um conjunto de medidas que possam contribuir para a valorização destes profissionais e estimular a sua participação como agentes do turismo, em particular no planeamento e gestão dos destinos turísticos em Portugal continental.pt_PT
dc.description.abstractThe planning and management of tourist destinations is a complex process that aims to achieve the development of tourism. It requires the consideration of elements such as competitiveness, innovation and sustainability. This referred process involves many stages, tools and stakeholders, from which we can highlight the tourist guides. The focal point of the present study was the analysis of the performance area of certified tourist guides as stakeholders in the planning and management process of tourist destinations, in continental Portugal. Therefore, it was crucial to analyze the many roles associated with tourist guides as storytellers, interpreters, ambassadors, among others. When taking into account their role as mediators between destinations and tourists, the tourist guides are unquestionable destination stakeholders, who encounter some limitations regarding their performance as such. The empirical research includes two data collection techniques. The questionaries were administrated to certified tourist guides in continental Portugal, and the interviews were directed to stakeholder representatives in continental Portugal (who were perceived to be the most important for the study). The 218 questionaries permitted to obtain the opinion and perception of the tourist guides regarding their performance as stakeholders, in the planning and management of tourist destinations, whereas the six interviews provided an insight on how the tourist guides performance is perceived by the stakeholders. The results verify that, despite the internal and external constraints associated to a more active participation from the tourist guides in the planning and management, there is a shared interest (tourist guides and stakeholders) in promoting referred participation. The study also allowed to develop measures that aim to contribute to the valorization of these professionals and stimulate their participation as tourism agents, in particular, in the planning and management process of tourist destinations in continental Portugal.pt_PT
dc.identifier.tid203215389pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50328
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectGestão turísticapt_PT
dc.subjectGuias-intérpretespt_PT
dc.subjectPlaneamento turísticopt_PT
dc.subjectPortugal continentalpt_PT
dc.subjectStakeholderspt_PT
dc.subjectTourist managementpt_PT
dc.subjectTourist guidespt_PT
dc.subjectTourism planningpt_PT
dc.subjectContinental Portugalpt_PT
dc.titleValorização dos guias-intérpretes certificados como stakeholders no processo de planeamento e gestão dos destinos turísticos em Portugal continentalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
thesis.degree.nameMestrado em Turismo, especialização em Gestão Estratégica de Destinos Turísticospt_PT

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