Repository logo
 
Publication

O contributo das histórias da literatura para a infância para uma educação multi/intercultural

dc.contributor.advisorSequeira, Ana Cristina Crespo Pires
dc.contributor.authorCabral, Jéssica Sofia Silva
dc.date.accessioned2022-02-09T15:34:00Z
dc.date.available2022-02-09T15:34:00Z
dc.date.issued2022-02
dc.description.abstractO projeto de investigação de que este relatório testemunhou teve como finalidade compreender de que forma a literatura para a infância pode contribuir para uma educação multi/intercultural. Este estudo foi realizado na Unidade Curricular de Estágio IV, numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para a realização do projeto, foi formulada a seguinte questão: “Como é que as histórias da literatura para a infância podem contribuir para uma educação multi/intercultural?”, definindo como objetivos: “Identificar e compreender de que forma as histórias de literatura para a infância podem contribuir para uma educação intercultural” e “Sensibilizar os alunos para o respeito pelas diferenças”. Referente à opção metodológica, o estudo enquadra-se numa investigação qualitativa, inserindo-se numa abordagem de investigação sobre a prática. No que se refere à recolha de dados, foram utilizadas técnicas como a observação participante, o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista e a análise documental. Quanto às técnicas de tratamento de dados recorreu-se à análise de conteúdos. Os principais resultados obtidos através desta investigação demonstram que as histórias de literatura para a infância podem desempenhar um importante papel na promoção de uma educação multi/intercultural, uma vez que promovem o conhecimento de realidades e de culturas diferentes.pt_PT
dc.description.abstractThe research project that this report witnessed aimed to understand how children’s literature can contribute to multi/intercultural education. This study was performed in the Internship IV curricular unit, in a 4th year class of the 1st Cycle of Basic Education. For the realization of the project, the following question was asked: " How can children's literature stories contribute to multi/intercultural education?", defining as objectives: “Identify and understand how the stories of literature for children can contribute to an intercultural education” and “Sensitize students to respect differences”. Regarding the methodological option, the study is part of a qualitative investigation, entering of a research approach on practice. Regarding data collection, techniques such as participant observation, questionnaire survey, interview survey and document analysis were used. As for data processing techniques, resorted to the content analysis. The main results obtained through this investigation demonstrate that children's literature stories can play an important role in the promotion of a multi/intercultural education, as they promote the knowledge of different realities and cultures.pt_PT
dc.identifier.tid202952878
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39274
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação multi/interculturalpt_PT
dc.subjectInterculturalidadept_PT
dc.subjectDiversidade culturalpt_PT
dc.subjectCompetências interculturaispt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectLiteratura para a infânciapt_PT
dc.subjectMulti/intercultural educationpt_PT
dc.subjectInterculturalitypt_PT
dc.subjectCultural diversitypt_PT
dc.subjectIntercultural competencespt_PT
dc.subjectReadingpt_PT
dc.subjectChildren’s literature.pt_PT
dc.titleO contributo das histórias da literatura para a infância para uma educação multi/interculturalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório.pdf
Size:
1.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format