Repository logo
 
Publication

O Empreendedorismo Feminino no Turismo em Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCarvalho, Inês
dc.contributor.authorPereira, Maria Cristina Fernandes Gonçalves
dc.date.accessioned2023-02-14T14:41:43Z
dc.date.available2023-02-14T14:41:43Z
dc.date.issued2022-10-11
dc.description.abstractExplorar o percurso de vida de mulheres empreendedoras no turismo em Portugal, para conhecer as suas motivações, os seus incentivos e constrangimentos, foi o objectivo do presente trabalho. Este estudo exploratório de casos múltiplos foi desenvolvido a partir da constituição de uma amostra da população em estudo, composta por 15 empreendedoras, de acordo com o perfil delineado de serem mulheres, portuguesas e terem criado o seu próprio negócio turístico. Estas empreendedoras prestaram generosa e livremente o seu testemunho, a partir do qual foi possível concluir que as suas motivações são de ordem económico-financeira, de autodeterminação e independência e de afirmação e satisfação pessoal. Os maiores incentivos sentidos partiram da própria família e radicam no desejo de alcançarem mais tempo para se dedicarem à família, enquanto o maior constrangimento identificado foi conciliar o tempo dedicado ao seu negócio com o tempo dedicado aos seus compromissos familiares. Ao longo das entrevistas as empreendedoras evidenciaram as suas características de empatia, flexibilidade, espírito inovador e comunicabilidade que muito contribuíram para a persecução do seu objectivo de serem empreendedoras no turismo em Portugal.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this study was to explore the life paths of female entrepreneurs in tourism, in Portugal and to understand their motivations, incentives and constraints to achieve their goal. This exploratory multiple case study was developed from a sample of the population, composed of 15 female entrepreneurs, according to the outlined profile of being female, Portuguese and having created their own independent tourism business. They shared their life stories generously and freely, from which it was possible to conclude that their motivations are economic and financial, self-determination and independence, along with personal fulfillment and affirmation. They felt that their greatest family commitments stemmed from their families and their family responsibilities and the desire to have more time to devote to their family, while their greatest constraint is to balance between business and family lives. Throughout the interviews, the female entrepreneurs showed their characteristics of empathy, flexibility, innovative spirit, and communicability which greatly contributed to the pursuit of their goal of becoming entrepreneurs in tourism in Portugal.pt_PT
dc.identifier.tid203224043pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/43826
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAnálise de conteúdopt_PT
dc.subjectConstrangimentospt_PT
dc.subjectEmprendedorismopt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectIncentivospt_PT
dc.subjectMulheres empreendedoraspt_PT
dc.subjectMotivaçõespt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.titleO Empreendedorismo Feminino no Turismo em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Gestão do Turismo e da Hotelariapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de M-GTH - Maria Cristina Pereira.pdf
Size:
813.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: