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- Plano de Marketing para a Laborial, S.A.Publication . Mascarenhas, Frederico Silva de; Lopes, JorgeO principal objetivo deste relatório de estágio é a aplicação de um Plano de Marketing à empresa Laborial S.A e que com a sua utilização resultasse um conjunto de estratégias devidamente delineadas. Como ponto de partida, foi feito um enquadramento técnico e científico na área do marketing, através de autores reconhecidos com o objetivo de sustentar o plano a ser realizado. Por outro lado, e com o propósito de obter informações fidedignas sobre a empresa, foi adotada uma metodologia qualitativa, nomeadamente entrevistas, para que também pudesse ser validado o que foi referido no enquadramento técnico científico. Com a concretização do Plano de Marketing, o mapa de enquadramento de ações a desenvolver de forma a potenciar a marca Laborial no mercado interno e externo, tornou-se uma mais-valia na criação de valor com estratégias diferenciadas de comunicação, melhoria dos processos internos e reforço da presença da empresa principalmente no mercado angolano. Muito rapidamente se percebeu que a aposta na divulgação online dos produtos inovadores e tecnológicos é condição necessárias para o desenvolvimento e flexibilidade entre cliente-Laborial, permitindo ser um meio facilitador quer na comunicação como na apresentação das suas linhas de produtos. A mudança contínua e repentina dos mercados e do comportamento dos clientes limita o Plano de Marketing concretizado, na medida em que as ações estratégias desenvolvidas a curto-prazo se tornem obsoletas ainda antes de serem postas em prática.
- Implementação de Teletrabalho em Gabinetes de ContabilidadePublication . Ferreira, Helena; Thomaz, JoãoAs realidades e ambientes a que as nossas Micro e Pequenas Empresas estão sujeitas no seu dia-a-dia sofreram grandes alterações. Procuram-se cada vez mais metodologias e técnicas de trabalho que permitam melhorar competitividade e índices de produtividade. Nesta sequência o teletrabalho aparece hoje no nosso setor empresarial como um elemento cada vez mais frequente e foi acolhido com algum entusiasmo pelos colaboradores das empresas. Aparecia revestido de flexibilidade de horários e procedimentos e isso conferia-lhe quase em simultâneo uma aparente melhoria da qualidade de vida. O objetivo deste trabalho consiste em analisar a implementação do teletrabalho em gabinetes de multicontabilidades em período de Covid – 19 e quais os seus impactos. A metodologia adotada é quantitativa e consiste na análise estatística de um questionário remetido a vários gabinetes num total de 100 questionários e com os quais pretendemos obter respostas a estas questões. Verificamos como resultado obtido na investigação que quase na sua totalidade o teletrabalho foi desenvolvido no domicílio dos trabalhadores e em alguns casos foram fornecidos elementos que o permitiam desenvolver de forma mais plena como sendo, empréstimo de material informático ou incentivos financeiros para colmatar «deficiências na internet» e melhorar a sua rapidez de processamento. As principais vantagens que constatamos centram-se na redução de custos para os colaboradores e para as empresas e numa redução dos efeitos poluentes tendo em conta menores e mais escassas deslocações. As desvantagens colocam-se ao nível do isolamento social, das dificuldades de conciliação da realidade pessoal com a profissional e nos custos associados ao investimento em equipamentos. Como principais impactos do teletrabalho mencionamos o grau de produtividade e empenho de quem o desenvolve e num maior comprometimento para com as linhas diretivas definidas pelas chefias. Com as imposições governamentais para a contenção da propagação do vírus e consequente impedimento da livre circulação consideramos ter sido este um elemento fundamental para a análise deste tema. A título de conclusão pareceu-nos que os resultados obtidos pelas micro e pequenas empresas foram muito favoráveis e provavelmente esta será uma forma de trabalho a considerar e manter em termos futuros.
- O Empreendedorismo Feminino no Turismo em PortugalPublication . Pereira, Maria Cristina Fernandes Gonçalves; Carvalho, InêsExplorar o percurso de vida de mulheres empreendedoras no turismo em Portugal, para conhecer as suas motivações, os seus incentivos e constrangimentos, foi o objectivo do presente trabalho. Este estudo exploratório de casos múltiplos foi desenvolvido a partir da constituição de uma amostra da população em estudo, composta por 15 empreendedoras, de acordo com o perfil delineado de serem mulheres, portuguesas e terem criado o seu próprio negócio turístico. Estas empreendedoras prestaram generosa e livremente o seu testemunho, a partir do qual foi possível concluir que as suas motivações são de ordem económico-financeira, de autodeterminação e independência e de afirmação e satisfação pessoal. Os maiores incentivos sentidos partiram da própria família e radicam no desejo de alcançarem mais tempo para se dedicarem à família, enquanto o maior constrangimento identificado foi conciliar o tempo dedicado ao seu negócio com o tempo dedicado aos seus compromissos familiares. Ao longo das entrevistas as empreendedoras evidenciaram as suas características de empatia, flexibilidade, espírito inovador e comunicabilidade que muito contribuíram para a persecução do seu objectivo de serem empreendedoras no turismo em Portugal.