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Abstract(s)
A sociedade do século XXI, demonstra existir um grande paradoxo em relação às tomadas de decisões no que se refere à saúde, apresentando níveis inadequados ou problemáticos de literacia para a saúde (LS). Entende-se por LS, como a capacidade de cada pessoa em aceder, compreender, avaliar e aplicar informações relacionadas à saúde nas suas tomadas de decisões informadas que tenham como objetivo principal promover o bem-estar pessoal e da comunidade.
Problemas ambientais e as suas possíveis consequências estão interligados, influenciando todo o nosso envolvente do meio biológico e do nosso quotidiano. Sendo um assunto urgente devido às complicações ambientais e à saúde de todos os seres vivos, é necessário que as pessoas não percebam só os conceitos ambientais, mas também se tornem participantes ativos na prática da conservação do meio ambiente.
Este estudo teve como objetivo elaborar, implementar e avaliar um programa de intervenção, na área da Educação para a Saúde, que pretende perceber se o nível de LS influência a conscientização ambiental (CA) no caso do descarte das lentes de contacto (LC). Na intervenção efetuou-se uma avaliação antes e após, numa amostra de 34 participantes, usuários de LC descartáveis. Para a recolha de dados utilizou-se um questionário Sociodemográfico, o HLS-EU-PT-Q16, escala de mensuração da CA e questões soltas sobre a prática do uso de LC.
Após a intervenção, averiguou-se que a amostra tinha maioritariamente um nível de LS inadequado quer no questionário Q0 e Q1, o mesmo não se verifica para o nível de intensidade das ações na CA. Verificando-se que no questionário Q1 o nível das intensidades aumentou. Assim conclui-se que o nível de LS não interfere com o nível de CA, ou seja, estatisticamente não existe nenhuma correlação significativa.
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Keywords
Literacia para a Saúde Conscientização Ambiental Lentes de Contacto