Repository logo
 
Publication

A contribuição do trabalho do projeto para as aprendizagens dos(as) alunos(as) no estudo do meio

dc.contributor.advisorCruz, Carlos
dc.contributor.advisorAlmeida, Fernando
dc.contributor.authorFerreira, Susana Isabel Severino Cova Taia
dc.date.accessioned2016-01-29T14:51:06Z
dc.date.available2016-01-29T14:51:06Z
dc.date.issued2016-01
dc.date.submitted2016-01
dc.description.abstractEste relatório descreve e reflete sobre uma intervenção pedagógica levada a cabo numa turma do 1º Ciclo do Ensino BÔsico. Assinala o desejo de contribuir para que os (as) alunos (as) possam conhecer o património histórico-cultural local para que, posteriormente, eles próprios possam partir à descoberta da riqueza patrimonial do seu país. A metodologia de investigação seguiu uma abordagem qualitativa, com um design de investigação-ação. As técnicas utilizadas na recolha de dados foram a observação-participante, a entrevista e a anÔlise documental. Os dados recolhidos através destas técnicas foram analisados através de categorias definidas tendo em consideração as perspetivas teóricas referidas na fundamentação. Neste estudo participaram os (as) 17 alunos (as) da turma de 4º ano de escolaridade bem como o (a) professor (a) cooperante. Foi realizado no decorrer do estÔgio III do programa de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino BÔsico. Pode-se concluir que este estudo evidencia a importância do Trabalho de Projeto e, para além de contribuir para melhorar as condições das aprendizagens curriculares, pode vir a ser uma forma de valorizar curricularmente a cultura local, considerando os seus saberes, os seus contextos e os seus problemas sociais.pt_PT
dc.description.abstractThis report describes and reflects upon an educational intervention carried out in a Primary School class of, and portrays our willing to contribute so that students could get know the local historical and cultural heritage and, later, set out to discover the rich heritage from their country. The methodology used was qualitative and its design was that of investigationaction. Data were collected from observation-participation, interviews and documents. An analysis of the data collected with the aid of these techniques was carried out based on categories defined accordingly to the theoretical framework. This study involved the 17 students of the 4th grade and the cooperating teacher, and it was performed during the internship III, under the Masters in Preschool Education and Primary School Teaching. It can be concluded that this study highlights the importance of the design work and, besides contributing to improve curricular learning; it can be a way to value local culture of the students’ everyday life, their knowledge, their backgrounds and their social issues.en
dc.description.sponsorshipEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.identifier.tid201604060
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11122
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTrabalho de projetopt_PT
dc.subject1º Ciclo do ensino bÔsicopt_PT
dc.subjectEstudo do meiopt_PT
dc.subjectHistória localpt_PT
dc.subjectProject worken
dc.subjectPrimary educationen
dc.subjectEnvironmental studiesen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de estÔgiopt_PT
dc.titleA contribuição do trabalho do projeto para as aprendizagens dos(as) alunos(as) no estudo do meiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BÔsicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Susana Ferreira (relatório).pdf
Size:
3.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Susana Ferreira (anexos).pdf
Size:
2.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: