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No âmbito do Mestrado em Ensino da Música e da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada este trabalho constitui-se, numa primeira parte, como um relatório referente à prática pedagógica realizada durante o estágio, procurando fazer uma reflexão sobre o desenvolvimento e formação profissional tendo em conta que o percurso docente deve ser desenvolvido na sua dimensão profissional, social e ética, na dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, na dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade e na dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida.
A Prática de Ensino Supervisionada constitui-se assim como um contributo para a formação de futuros professores, na medida em que possibilita uma perceção mais próxima da realidade prática, complementando assim os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação académica.
A segunda parte deste documento, integra o projeto de investigação subordinado ao tema “O contributo do Comprovisador na leitura musical à primeira vista” e é o reflexo de toda uma pesquisa desenvolvida ao longo do Mestrado em Ensino da Música. Trata-se de um Projeto de Investigação – Ação que visa testar o impacto do software Comprovisador, e sua eficácia nas competências de leitura musical à primeira vista, abordagem essa quase sempre complexa, contribuindo deste modo para uma reflexão e sistematização académica.
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Ensino da música Novas tecnologias Comprovisador Leitura à primeira vista