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- A influência da música contemporânea no ensino básico de flauta transversalPublication . Galvão, Margarida; Jorge, RuiA presente investigação tem como principais objetivos perceber a importância e a dificuldade de implentação da música contemporânea enquanto material pedagógico no ensino básico de flauta transversal, bem como averiguar o estado da arte quanto à presença desse repertório nos programas nacionais de ensino artístico especializado da música. Este estudo surge da vontade de conhecer os fatores que motivam a frágil ligação entre a música contemporânea e o ensino, realidade verificada no decorrer da experiência da autora enquanto professora e flautista. Para tal, recorreu-se à triangulação de dados recolhidos na revisão de literatura, em diversos programas nacionais e internacionais, assim como à realização de entrevistas a profissionais dedicados ao ensino de flauta transversal. A pesquisa foi direcionada para o levantamento de propostas de repertório contemporâneo adequadas à aprendizagem de jovens flautistas entre o 1º e 5º grau, incluindo obras selecionadas a partir dos programas analisados e sugestões dos docentes entrevistados. Com este estudo pretende-se também diagnosticar a problemática da música contemporânea no ensino em Portugal e produzir um contributo para a divulgação deste repertório. Procura-se, então, interpretar o contexto atual no sentido de promover a integração de obras e técnicas contemporâneas na prática pedagógica dirigida a alunos principiantes de flauta transversal.
- O contributo do comprovisador na leitura musical à primeira vistaPublication . Nascimento, Joaquim; Vieira, FernandoNo âmbito do Mestrado em Ensino da Música e da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada este trabalho constitui-se, numa primeira parte, como um relatório referente à prática pedagógica realizada durante o estágio, procurando fazer uma reflexão sobre o desenvolvimento e formação profissional tendo em conta que o percurso docente deve ser desenvolvido na sua dimensão profissional, social e ética, na dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, na dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade e na dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida. A Prática de Ensino Supervisionada constitui-se assim como um contributo para a formação de futuros professores, na medida em que possibilita uma perceção mais próxima da realidade prática, complementando assim os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação académica. A segunda parte deste documento, integra o projeto de investigação subordinado ao tema “O contributo do Comprovisador na leitura musical à primeira vista” e é o reflexo de toda uma pesquisa desenvolvida ao longo do Mestrado em Ensino da Música. Trata-se de um Projeto de Investigação – Ação que visa testar o impacto do software Comprovisador, e sua eficácia nas competências de leitura musical à primeira vista, abordagem essa quase sempre complexa, contribuindo deste modo para uma reflexão e sistematização académica.
- Turismo de Experiências em Espaço Rural: O Caso das Sete CidadesPublication . Cabral, Maria de Lurdes Álvares Cabral Raposo; Rodrigues, ÁureaEste estudo visa analisar a oferta turística de pequenos negócios, nomeadamente, Alojamentos; Restaurantes; Retalhos (Comércio) e Turismo Rural, nas Sete Cidades. O objetivo do trabalho consiste em identificar se as Experiências Educacional, Estética, Entretenimento e Escapista proposta por Pine & Gilmore (1999) são dinamizadas na localidade mencionada e compreender se as referidas experiências estão integradas na Experiência que se oferece ao nível Infraestrutural, Apresentação do Produto, Ferramentas Promocionais e Colaboradores (Fiore et al., 2007), e por último, apresentar o perfil turístico das Sete Cidades ao nível do turismo de experiências. Para tal, a metodologia adotada foi a realização de um Case Study (estudo de caso), através da técnica de recolha de informação bibliográfica, observação participada e realização de entrevistas semiestruturadas direcionadas a um grupo. Para este estudo foram efetuadas nove (9) entrevistas que se distribuem por negócios rurais dinamizados na localidade em estudo, Sete Cidades, entidades públicas e a um estabelecimento hoteleiro, na área urbana, para se ter a possibilidade de efetuar um termo de comparação (Rural Vs. Urbano). Os principais resultados obtidos através das várias técnicas utilizadas permitiram apurar que os entrevistados oferecem de forma fortuita, todo o tipo de Experiências propostas por Pine & Gilmore (1999), porém falta integrá-las ao nível dos colaboradores, na Experiência Estética e ao nível das Ferramentas de Promoção na Experiência Escapista. Constatou-se que os pequenos negócios em estudo integram um conjunto alargado de redes e promovem diferentes parcerias com empresas ligadas ao Turismo de Aventura, Atividades Náuticas, ao Geoturismo, Golf, Saúde e Bem-estar, Observação de Aves, entre outras, e finalmente, que a formação na área em estudo, não tem influência direta na oferta de experiências, pois na realidade o que se procura com o Turismo de Experiências, também é o autêntico e o genuíno, que são, efetivamente, gerados de forma natural aos consumidores. Os dados obtidos com a investigação permitem o enriquecimento das experiências dos consumidores de pequenas empresas rurais, criando vantagens competitivas distintas para os negócios e enriquecendo a imagem e a vitalidade da comunidade em geral.