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A presente investigação tem como principais objetivos perceber a importância e a dificuldade de implentação da música contemporânea enquanto material pedagógico no ensino básico de flauta transversal, bem como averiguar o estado da arte quanto à presença desse repertório nos programas nacionais de ensino artístico especializado da música. Este estudo surge da vontade de conhecer os fatores que motivam a frágil ligação entre a música contemporânea e o ensino, realidade verificada no decorrer da experiência da autora enquanto professora e flautista.
Para tal, recorreu-se à triangulação de dados recolhidos na revisão de literatura, em diversos programas nacionais e internacionais, assim como à realização de entrevistas a profissionais dedicados ao ensino de flauta transversal. A pesquisa foi direcionada para o levantamento de propostas de repertório contemporâneo adequadas à aprendizagem de jovens flautistas entre o 1º e 5º grau, incluindo obras selecionadas a partir dos programas analisados e sugestões dos docentes entrevistados.
Com este estudo pretende-se também diagnosticar a problemática da música contemporânea no ensino em Portugal e produzir um contributo para a divulgação deste repertório. Procura-se, então, interpretar o contexto atual no sentido de promover a integração de obras e técnicas contemporâneas na prática pedagógica dirigida a alunos principiantes de flauta transversal.
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Keywords
Pedagogia musical Música contemporânea Ensino artístico especializado da música Ensino básico de flauta transversal