Publication
Da possibilidade do ensino da expressividade no canto
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Dória, Paula | |
dc.contributor.author | Correia, Ana Carolina | |
dc.date.accessioned | 2019-08-01T14:25:03Z | |
dc.date.available | 2019-08-01T14:25:03Z | |
dc.date.issued | 2018-04-06 | |
dc.description.abstract | O presente relatório para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Música vertente de Canto, reflete a prática pedagógica realizada no decorrer do estágio ou prática de ensino supervisionada. Este relatório é composto por duas partes. A primeira parte propõe uma reflexão atenta acerca do estágio realizado no Instituto Gregoriano de Lisboa e a segunda parte é constituída por um projeto de investigação que pretende ser um esclarecimento acerca de como é ensinada a expressividade na aprendizagem do Canto, no ensino secundário das escolas públicas do ensino artístico da música, do distrito de Lisboa. Na primeira parte são abordados temas tais como o enquadramento da prática profissional, a caracterização do ambiente educativo, a participação na escola, a organização do ensino e da aprendizagem, o desenvolvimento pessoal e profissional da aluna estagiária, e finalmente é elaborada uma reflexão global acerca dos contributos do estágio para o seu desenvolvimento profissional. Na segunda parte do documento é desenvolvido o tema da expressividade no ensino através de uma contextualização e de um enquadramento teórico. É ainda aduzida uma metodologia de investigação e são apresentados, analisados e discutidos os dados que permitem concluir os benefícios que este projeto traz para o desenvolvimento do ensino do Canto, acrescentando, desta forma, mais valor na performance de um cantor, na execução de qualquer género musical e tipo de repertório. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202269256 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/29455 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino artístico especializado da música | pt_PT |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Canto | pt_PT |
dc.subject | Emoção | pt_PT |
dc.subject | Expressão | pt_PT |
dc.subject | Expressividade | pt_PT |
dc.subject | Ensino do canto | pt_PT |
dc.subject | Performer | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem por feedback | pt_PT |
dc.subject | Ferramenta de ensino | pt_PT |
dc.title | Da possibilidade do ensino da expressividade no canto | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música | pt_PT |