Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
15.69 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Música vertente de Canto,
reflete a prática pedagógica realizada no decorrer do estágio ou prática de ensino
supervisionada. Este relatório é composto por duas partes. A primeira parte propõe uma reflexão
atenta acerca do estágio realizado no Instituto Gregoriano de Lisboa e a segunda parte é
constituída por um projeto de investigação que pretende ser um esclarecimento acerca de como
é ensinada a expressividade na aprendizagem do Canto, no ensino secundário das escolas
públicas do ensino artístico da música, do distrito de Lisboa.
Na primeira parte são abordados temas tais como o enquadramento da prática profissional, a
caracterização do ambiente educativo, a participação na escola, a organização do ensino e da
aprendizagem, o desenvolvimento pessoal e profissional da aluna estagiária, e finalmente é
elaborada uma reflexão global acerca dos contributos do estágio para o seu desenvolvimento
profissional. Na segunda parte do documento é desenvolvido o tema da expressividade no ensino
através de uma contextualização e de um enquadramento teórico. É ainda aduzida uma
metodologia de investigação e são apresentados, analisados e discutidos os dados que
permitem concluir os benefícios que este projeto traz para o desenvolvimento do ensino do
Canto, acrescentando, desta forma, mais valor na performance de um cantor, na execução de
qualquer género musical e tipo de repertório.
Description
Keywords
Ensino artístico especializado da música Prática de ensino supervisionada Canto Emoção Expressão Expressividade Ensino do canto Performer Aprendizagem por feedback Ferramenta de ensino