Browsing by Issue Date, starting with "2018-04-06"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A performance das alunas no teste de Cooper relaciona-se diretamente com os resultados obtidos na disciplina de matemáticaPublication . Nabiço, Ana Rita; Rebolo, Maria AmáliaO presente relatório tem como objectivo analisar o processo de Estágio Pedagógico -desenvolvido no presente ano lectivo, integrado no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio pedagógico constitui o culminar de uma formação que habilita profissionalmente para o desempenho de todas as actividades inerentes à função profissional de um Professor de Educação Física no ensino básico ou secundário.
- Da possibilidade do ensino da expressividade no cantoPublication . Correia, Ana Carolina; Dória, PaulaO presente relatório para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Música vertente de Canto, reflete a prática pedagógica realizada no decorrer do estágio ou prática de ensino supervisionada. Este relatório é composto por duas partes. A primeira parte propõe uma reflexão atenta acerca do estágio realizado no Instituto Gregoriano de Lisboa e a segunda parte é constituída por um projeto de investigação que pretende ser um esclarecimento acerca de como é ensinada a expressividade na aprendizagem do Canto, no ensino secundário das escolas públicas do ensino artístico da música, do distrito de Lisboa. Na primeira parte são abordados temas tais como o enquadramento da prática profissional, a caracterização do ambiente educativo, a participação na escola, a organização do ensino e da aprendizagem, o desenvolvimento pessoal e profissional da aluna estagiária, e finalmente é elaborada uma reflexão global acerca dos contributos do estágio para o seu desenvolvimento profissional. Na segunda parte do documento é desenvolvido o tema da expressividade no ensino através de uma contextualização e de um enquadramento teórico. É ainda aduzida uma metodologia de investigação e são apresentados, analisados e discutidos os dados que permitem concluir os benefícios que este projeto traz para o desenvolvimento do ensino do Canto, acrescentando, desta forma, mais valor na performance de um cantor, na execução de qualquer género musical e tipo de repertório.
- Relação entre a performance aeróbia dos alunos com a avaliação na disciplina de matemáticaPublication . Martins, João; Rebolo, Maria AmáliaA principal relevância deste trabalho prende-se com a possibilidade de provar a existência de uma relação entre as disciplina de Matemática e de Educação Física nos alunos do sexo masculino. Especificamente, no caso da Matemática, percebe-se uma relação direta com a prática de atividades físicas elaboradas de forma a construir processos cognitivos que levem ao raciocínio lógico e à tomada de decisão (Silva et al., 2009). Segundo o mesmo autor, Matemática como ciência sempre foi considerada geradora de problemas de compreensão entre os alunos devido a alguns aspectos puramente abstratos com que ela lida e, por este motivo, acabou por constituir-se em uma preocupação para os estudiosos da área de educação no que concerne aos métodos de ensino.