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Advisor(s)
Abstract(s)
Background: Patient satisfaction is a pivotal indicator of the quality and effectiveness of healthcare services delivered.Objective: Psychometrically validate the Patient Satisfaction Scale, developed by the Quality Com-mission of a hospital unit in the north of the country and currently in use at the institution.Methodology: Exploratory and confirmatory factor analysis was conducted with a sample of 231 chronic disease patients receiving outpatient care at the referred unit.Results: Two main components emerged - Quality of care and satisfaction of healthcare service users and Infrastructure and service logistics. The scale demonstrated robustness, achieving a Cronbach’s Alpha of 0.97.Conclusion: This research notably advances healthcare in Portugal by introducing a validated tool for future evaluations, aiming at the continuous improvement of healthcare service quality
Enquadramento: A satisfação das pessoas que utilizam os cuidados de saúde é um indicador crucial da qualidade e eficácia dos serviços prestados. Objectivo:Validar psicometricamente a Escala de Satisfação dos Utentes, desenvolvida pela Comissão de Qualidade de uma unidade Hospitalar no norte do país e atualmente em uso na instituição. Metodologia: Procedeu-se à análise fatorial exploratória e confirmatória, com uma amostra de 231 pessoas com doença crónica, em acompanhamento na consulta externa, da referida unidade. Resultados: Emergiram dois componentes principais - Qualidade de atendimento e satisfação das pessoas que utilizam os cuidados de saúde e infraestrutura e logística do serviço. A escala mostrou-se robusta, com um Alfa de Cronbach de 0,97.Conclusão: Este estudo contribui de forma relevante para a área da saúde em Portugal, disponibili-zando um instrumento validado para avaliações futuras, com vista à melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde
Enquadramento: A satisfação das pessoas que utilizam os cuidados de saúde é um indicador crucial da qualidade e eficácia dos serviços prestados. Objectivo:Validar psicometricamente a Escala de Satisfação dos Utentes, desenvolvida pela Comissão de Qualidade de uma unidade Hospitalar no norte do país e atualmente em uso na instituição. Metodologia: Procedeu-se à análise fatorial exploratória e confirmatória, com uma amostra de 231 pessoas com doença crónica, em acompanhamento na consulta externa, da referida unidade. Resultados: Emergiram dois componentes principais - Qualidade de atendimento e satisfação das pessoas que utilizam os cuidados de saúde e infraestrutura e logística do serviço. A escala mostrou-se robusta, com um Alfa de Cronbach de 0,97.Conclusão: Este estudo contribui de forma relevante para a área da saúde em Portugal, disponibili-zando um instrumento validado para avaliações futuras, com vista à melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde
Description
Keywords
patient satisfaction psychometrics quality assurance health care validation study
Pedagogical Context
Citation
Ribeiro, A. A., Henriques, M. A. ., & Cunha, M. . (2024). Psychometric evaluation of a Satisfaction Scale for chronic patients receiving outpatient care. Journal of Nursing Referência, 6(3), 1–8. https://doi.org/10.12707/RVI24.27.34682
Publisher
Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
