Repository logo
 
Publication

Análise e previsão de audiências no mercado televisivo e de comunicação em Portugal

dc.contributor.advisorBelfo, Fernando Paulo dos Santos Rodrigues
dc.contributor.authorAlves, Tiago André Gomes
dc.date.accessioned2022-01-10T16:19:39Z
dc.date.available2022-01-10T16:19:39Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO futebol é um desporto que foi transformado num negócio à escala global devido ao seu mediatismo e universalidade. Apesar das origens humildes, movimenta milhões de euros em todo o mundo e tem impacto em toda a sociedade. Uma das fontes de receitas que alimenta o negócio do futebol é a publicidade, pois constitui um espaço que diversas marcas aproveitam para se promover e fazer crescer os seus negócios rapidamente. Associado à publicidade estão as audiências televisivas dos jogos, pois são um barómetro do número de pessoas alcançadas em cada encontro e permitem aos diversos agentes envolvidos no desporto aferir os públicos a que conseguem chegar e em que quantidade. Sabendo da importância dos dados audiométricos no negócio do futebol, este projeto pretende encontrar fatores que justifiquem e prevejam as audiências televisivas, no contexto dos campeonatos portugueses. Foram considerados todos os jogos da Primeira e Segunda Liga de Portugal, nas épocas de 2018/2019 e de 2019/2020, esta última marcada por uma interrupção causada pela Covid-19 e, posteriormente, com jogos disputados à porta fechada, uma situação transversal a todo o globo e sem precedentes. A metodologia utilizada foi a CRISP-DM e tem seis fases: entendimento do negócio, entendimento dos dados, preparação dos dados, modelação, avaliação do modelo e implementação do modelo. O conjunto de dados é constituído por 798 transmissões de jogos de futebol, caracterizados através de 55 variáveis, assentes em atributos do jogo, do desempenho das equipas, do contexto geográfico, económico e demográfico em que as equipas estão inseridas e ainda relativos às audiências que essas transmissões alcançaram. O modelo final proposto é o mais simples dos quatro modelos analisados e inclui o poder de compra dos munícipes associados às equipas, os valores de mercado dos plantéis, o preço dos canais televisivos e o número de jogos em simultâneo como as variáveis independentes que mostraram assumir influência significativa nas audiências televisivas. Este estudo propõe um modelo a utilizar futuramente em novos trabalhos pela Academia e um conhecimento valioso para as partes interessadas no negócio do futebol, tais como as televisões, clubes e patrocinadores, poderem otimizar as audiências televisivas dos adeptos no futuro. Algumas limitações deste projeto foram apresentadas e alguns trabalhos para o futuro foram também propostospt_PT
dc.identifier.tid202851001pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38738
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAudiênciaspt_PT
dc.subjectTelevisãopt_PT
dc.subjectFutebolpt_PT
dc.subjectCampeonato portuguêspt_PT
dc.subjectCRISP-DMpt_PT
dc.subjectRegressãopt_PT
dc.subjectMineração de dadospt_PT
dc.titleAnálise e previsão de audiências no mercado televisivo e de comunicação em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tiago_Alves.pdf
Size:
2.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format