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Abstract(s)
O futebol é um desporto que foi transformado num negócio à escala global devido ao seu
mediatismo e universalidade. Apesar das origens humildes, movimenta milhões de euros
em todo o mundo e tem impacto em toda a sociedade. Uma das fontes de receitas que
alimenta o negócio do futebol é a publicidade, pois constitui um espaço que diversas
marcas aproveitam para se promover e fazer crescer os seus negócios rapidamente.
Associado à publicidade estão as audiências televisivas dos jogos, pois são um barómetro
do número de pessoas alcançadas em cada encontro e permitem aos diversos agentes
envolvidos no desporto aferir os públicos a que conseguem chegar e em que quantidade.
Sabendo da importância dos dados audiométricos no negócio do futebol, este projeto
pretende encontrar fatores que justifiquem e prevejam as audiências televisivas, no
contexto dos campeonatos portugueses. Foram considerados todos os jogos da Primeira
e Segunda Liga de Portugal, nas épocas de 2018/2019 e de 2019/2020, esta última
marcada por uma interrupção causada pela Covid-19 e, posteriormente, com jogos
disputados à porta fechada, uma situação transversal a todo o globo e sem precedentes.
A metodologia utilizada foi a CRISP-DM e tem seis fases: entendimento do negócio,
entendimento dos dados, preparação dos dados, modelação, avaliação do modelo e
implementação do modelo. O conjunto de dados é constituído por 798 transmissões de
jogos de futebol, caracterizados através de 55 variáveis, assentes em atributos do jogo, do
desempenho das equipas, do contexto geográfico, económico e demográfico em que as
equipas estão inseridas e ainda relativos às audiências que essas transmissões alcançaram.
O modelo final proposto é o mais simples dos quatro modelos analisados e inclui o poder
de compra dos munícipes associados às equipas, os valores de mercado dos plantéis, o
preço dos canais televisivos e o número de jogos em simultâneo como as variáveis
independentes que mostraram assumir influência significativa nas audiências televisivas.
Este estudo propõe um modelo a utilizar futuramente em novos trabalhos pela Academia
e um conhecimento valioso para as partes interessadas no negócio do futebol, tais como
as televisões, clubes e patrocinadores, poderem otimizar as audiências televisivas dos
adeptos no futuro. Algumas limitações deste projeto foram apresentadas e alguns
trabalhos para o futuro foram também propostos
Description
Keywords
Audiências Televisão Futebol Campeonato português CRISP-DM Regressão Mineração de dados