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A publicidade no feminino: anĂșncios e discursos sobre o papel da mulher na sociedade portuguesa

dc.contributor.advisorPinheiro, Cristina
dc.contributor.authorFerreira, InĂȘs da Cruz
dc.date.accessioned2024-11-06T12:15:00Z
dc.date.available2024-11-06T12:15:00Z
dc.date.issued2024-10
dc.description.abstractEste projeto de tese tem como intuito analisar a evolução da publicidade dirigida ao pĂșblico feminino, num espaço temporal entre 1950-2024. O objetivo principal foi compreender a evolução da linguagem dos anĂșncios publicitĂĄrios, enquadrando-os num percurso histĂłrico, social e econĂłmico. Depois das leituras sobre as ĂĄreas temĂĄticas que enquadram o estado da arte, numa segunda fase da pesquisa foram recolhidos exemplos de anĂșncios no espaço temporal definido. Foi realizada uma recolha de temas mais alargada, tais como anĂșncios a roupa, cosmĂ©ticos, perfumes, produtos de cabelo, de menstruação e de limpezas domĂ©sticas, dos quais posteriormente foram selecionados os mais relevantes e significativos que se analisaram do ponto de vista formal, visual e de conteĂșdo. Tratando-se de uma tese projeto, a parte prĂĄtica do trabalho passou pelo desenvolvimento de um livro que, aliando o design editorial e o processo de edição, constitui um documento sĂ­ntese da investigação. Como resultado desta pesquisa espera-se contribuir para o conhecimento da ĂĄrea, ao compilar num volume informação relevante que nos permitiu registar a evolução da publicidade portuguesas dirigida ao pĂșblico feminino.pt_PT
dc.description.abstractThis thesis project aims to analyze the evolution of advertising aimed at the female public, in a period between 1950-2024. The main objective was to understand the evolution of the language of advertisements, framing them within a historical, social, and economic context. After reading about the thematic areas that frame the state of the art, in a second phase of the research, examples of advertisements were collected in the defined time frame. A broader collection of themes was carried out, such as advertisements for clothing, cosmetics, perfumes, hair products, menstruation and household cleaning, from which the most relevant and significant were subsequently selected and analysed from a formal, visual and content point of view. As this is a thesis project, the practical part of the work involved the development of a book that, combining editorial design and the publishing process, constitutes a summary document of the research. As a result of this research, we hope to contribute to the knowledge of the area, by compiling relevant information into a volume that has allowed us to record the evolution of Portuguese advertising aimed at the female audience.pt_PT
dc.identifier.tid203718100pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/52728
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectPĂșblico femininopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectDesign editorialpt_PT
dc.titleA publicidade no feminino: anĂșncios e discursos sobre o papel da mulher na sociedade portuguesapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - UniversitĂĄrio
thesis.degree.nameDesign e Publicidadept_PT

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